segunda, 29 de abril de 2024
SpaceDicas

Psicologia do trader: qual a importância para os seus investimentos?

A saúde mental é uma aliada quando se fala em especulação do mercado financeiro

20 setembro 2023 - 11h00Por Mari Galvão

A chamada “trader/">psicologia do trader” está ligada ao estado mental do investidor que escolheu ser um especulador do mercado financeiro. 

Este é um ponto tão importante para o dia-a-dia dos investimentos que costuma até mesmo determinar se as operações de trading serão um sucesso ou resultarão em perdas e desgastes emocionais. 

É sabido que esta forma de investir na Bolsa de Valores garante diversas oportunidades de atingir bons ganhos, mas é necessário que o trader tenha paciência e esteja ciente do risco que a especulação envolve. 

Neste sentido, é de extrema importância estar ligado à trader/">psicologia do trader. Isso porque emoções podem influenciar nas decisões conforme o mercado se movimenta. 

Tanto o otimismo quanto o pessimismo exagerados podem prejudicar a sua estratégia de investimento. Assim, a escolha de comprar ou vender um ativo pode ser prejudicada por esses sentimentos.

 

Ciclo psicológico do trader

O mais comum é que o ciclo psicológico de um trader comece com o otimismo. Isso porque a ideia é lucrar com a volatilidade dos derivativos no curto prazo. Os traders que operam comprados esperam um crescimento do mercado, enquanto quem atua vendido torce para uma queda nos ativos. 

Após este momento, outro sentimento que pode aparecer é a ganância por resultados imediatos, mas isto pode potencializar o risco das operações. Geralmente, um risco muito elevado pode trazer ganhos surpreendentes ou perdas graves do investimento. 

Cada trader deve passar por um processo de autoconhecimento para descobrir quais são os riscos que está disposto a tomar durante as operações. 

 

Você sabe quem foi o maior trader do mundo? 

O norte-americano Jesse Livermore foi reconhecido como o “maior trader de ações” do mundo. Ele faleceu em 1940 e permanece sendo um dos maiores nomes de Wall Street quando o assunto é trading.  

Livermore construiu uma fortuna, chegando a pelo menos US$ 100 milhões. Apesar disso, o famoso especulador chegou a falir algumas vezes, mas sempre conseguiu se recuperar. 

A estratégia dele se baseava em analisar pontos de reversão e, quando o mercado chegava em determinado ponto, ia na direção contrária.

Neste sentido, independente do momento ser de bear ou bull market, o famoso trader atuava vendendo ou comprando. Seguia o preço e se movia com ele para o lado que oferecia menor resistência.

No entanto, em momentos de tomada de risco muito elevada, ele chegou a perder seu patrimônio. 

 

E então, por onde devo começar?


Existem algumas ferramentas mentais que os traders devem desenvolver para que o emocional não abale sua estratégia de investimentos:


1. Criar uma estratégia de trading segura e que funcione para a sua disposição em tomar risco;

2. Modificá-la quando sentir necessidade;

3. Executar efetivamente essa estratégia e plano de trading

 

É de extrema importância para a trader/">psicologia do trader respeitar o seu próprio plano de investimentos. 


Como criar seu próprio plano


Um Plano de Trading pode ser a base do sucesso para traders do mercado financeiro. Alguns passos essenciais para estabelecer a sua estratégia são:


1. Criar uma lista de instrumentos e ativos de trading;
2. Definir os sinais que o farão entrar/comprar em posições no mercado;
3. Definir os sinais que o farão fechar/vender as suas posições;
4. Duração mínima das suas operações;
5. Duração máxima das suas operações;
6. Número máximo de trades por dia, semana e mês;
7. Horas durante as quais irá negociar.


Para atingir esta disciplina, certifique-se de verificar que toda a sua análise de mercado está de acordo com o plano traçado. 


Pontos-chave do trading

- Defina qual o nível de perda máximo que está disposto a perder;
- Defina qual o nível de lucro mínimo que deseja obter.

As flutuações de mercado são normais e não devem fazer com que você mude a sua estratégia. 


Perdas e ganhos no mercado

Durante as especulações financeiras, é essencial saber reconhecer o momento de cada decisão. 

Às vezes é necessário encerrar uma posição vencedora antes que ela se torne uma posição perdedora. Para essa tomada de decisão, o investidor deve estudar o movimento e seguir também o seu plano estratégico.

O conceito de traçar uma estratégia e tentar impedir que o emocional afete suas decisões de investimentos não impede que um especulador tenha perdas. 

E neste momento, uma saúde mental equilibrada é de extrema importância para saber lidar com a queda nos ganhos ou uma revisão de estratégia. 

O equilíbrio emocional te ajudará a se recompor em meio a perdas. Além disso, também te ajudará a se recolocar em posições com segurança.