sexta, 29 de março de 2024
Livros do mercado financeiro

Os 4 melhores livros do mercado financeiro

06 setembro 2019 - 19h06Por Laís Martins
Você já viu aqui as nossas dicas sobre séries e filmes para aprender sobre o mercado financeiro, certo? Agora, a SpaceMoney selecionou alguns dos melhores livros sobre o mundo das finanças. Se você aprecia a arte da leitura, continue lendo a matéria e escolha os seus preferidos para relaxar e domar o mercado.

Livros do mercado financeiro

“Bola de Neve: Warren Buffett e o negócio da vida”, de Alice Schroeder

Diferentemente de outros livros do mercado financeiro publicados sobre Warren Buffett, o lendário investidor de Omaha, nesse livro a maior parte de sua vida é revelada pela talentosa Alice Schroeder. Buffet compartilhou memórias e contou quais escolhas permitiram que ele se tornasse um dos homens mais ricos do mundo. A obra mostra a vida pessoal de Buffet com a esposa e filhos, sua infância, seus pontos fortes e suas fragilidades. Por mais notável que seja sua riqueza, o legado de Buffett não será seu ranking no placar de riqueza; serão seus princípios e ideias que enriqueceram a vida das pessoas. Por muitos, sua história é considerada a mais emblemática dos Estados Unidos.

“O Capital”, de Thomas Piketty

Esta é, sem dúvidas, uma das mais aclamadas obras do mercado financeiro. Escrito pelo economista francês Thomas Piketty, analisa o capitalismo atual como uma crescente separação entre a renda do trabalho e a do capital. Em sua obra, o autor apresenta uma tese que passou 15 anos apurando e analisou mais de 20 países para fixá-la. Igualmente, ele faz uma relação magnífica da concentração de riqueza com a evolução da desigualdade. Eventualmente, utiliza exemplos de fortunas de grandes personalidades do mercado, como Bill Gates e o Steve Jobs. Além disso, há outros tópicos explorados, como a vantagem demográfica de alguns países que influenciam na economia e herança de mentalidade. Diferentemente de outros autores, Piketty não faz uso exagerado de textos técnicos, o que torna a leitura bastante agradável tanto para aqueles investidores mais experientes quanto para os iniciantes.

“Ganhar, Gastar, Investir”, de Denise Damiani e Cynthia de Almeida

A proposta central do livro é ganhar mais, gastar menos e investir sempre. Aqui, a proposta das autoras é direcionar o mundo financeiro, principalmente, para as mulheres. Por questões históricas, elas, na maioria das vezes, são encarregadas de outras tarefas que influenciam em suas vidas financeiras, como maternidade e tarefas domésticas. Acima de tudo, a obra traz dicas para investir, explica de forma clara os principais investimentos e ainda conta histórias de anônimas para servir de ensinamento para outras investidoras. Damiani e Almeida procuram mostrar para as mulheres como e por que ter sua independência financeira. Na hora de investir, é comum duvidar da própria capacidade de entender o jargão das aplicações e preferir delegar isso a alguém ou até mesmo adiar o assunto para resolver num futuro que nunca chega. Por isso, esse livro pode te ajudar (e muito!).

“Investimentos Inteligentes”, de Gustavo Cerbasi

Por fim, mas sem menor importância, esta obra é ideal para os investidores iniciantes. O consultor financeiro Gustavo Cerbasi traz uma obra completa e bastante didática sobre os tipos de investimentos do mercado financeiro. Se você prefere a renda fixa ou a variável, então não se preocupe, o livro vai te explicar a maioria das aplicações disponíveis. O diferencial é que Cerbasi alinha o investimento com os objetivos e necessidades do leitor. Afinal, para aqueles que já têm sua vida financeira minimamente organizada e com objetivos estabelecidos, esta leitura pode trazer profundas transformações nas escolhas feitas para cuidar de seu dinheiro.