sexta, 26 de abril de 2024
SpaceDica

IPCA: entenda como o índice impacta seus investimentos

Investir em ativos atrelados ao IPCA é uma maneira de proteger sua carteira da inflação e garantir poder de compra futuro

09 fevereiro 2022 - 11h28Por Redação Spacemoney

O IPCA de janeiro avançou 0,54%, maior alta para o primeiro mês do ano desde 2016. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice chegou a 10,38%, acima dos 10,06% apresentados anteriormente e, conforme o Boletim Focus desta semana, as expectativas são de que o IPCA termine 2022 em 5,44%. Mas você sabe como o IPCA influencia seus investimentos?

Primeiro, é importante entender que, de maneira geral, o IPCA impacta a saúde financeira do brasileiro ao correr o poder de compra das famílias cada vez que ele sobe. Isso significa que quanto maior for a inflação (medida pelo índice), maiores são as variações de preços dos produtos e serviços. Sabe aqueles R$ 200 que antes você usava para comprar diversos produtos no mercado e hoje não dão para nada? É influência dessa corrosão.

E seus investimentos com isso?

Conforme a Ativa Investimentos, para compreendermos o impacto do IPCA nos investimentos, é preciso primeiro entender a diferença entre o ganho nominal que um ativo qualquer proporciona e o seu ganho real

Sempre que somos apresentados à oferta de algum produto de investimento, a informação mais valorizada pela maioria das pessoas é a sua rentabilidade.

A rentabilidade de um ativo é um dado importante, pois é a partir dele que podemos ponderar o custo de oportunidade entre aportar capital nesse produto ou não. Porém, é preciso se atentar que o critério correto de avaliação do retorno de um ativo não são os seus rendimentos nominais, mas sim o seu rendimento real. 

O rendimento real representa o valor efetivamente ganho em uma aplicação após descontada a inflação do período.

Afinal, se um produto proporciona um ganho nominal de 6% e a inflação da época for de 2%, o investidor terá de fato apenas 4% de ganho líquido sobre o seu capital.

Investimentos estão atrelados ao IPCA

Para garantir nosso poder de compra futuro, devemos atrelar nossos investimentos à inflação e vários investimentos rendem uma taxa de juros e são corrigidos pelo IPCA. 

O mais conhecido deles é o Tesouro IPCA, uma das três modalidades de investimento do Tesouro Direto. Também é possível investir em outros produtos que variem de acordo com o IPCA, tais como CDB, CRI, fundos que seguem o IPCA, dentre outros.

Sempre devemos atrelar nossos investimentos ao IPCA?

Embora ter investimentos indexados à inflação seja uma estratégia de longo prazo, às vezes, ter outros tipos de investimentos, como os atrelados ao CDI ou os prefixados, pode ser uma boa alternativa. A Ativa investimentos sugere a seguinte regra:

- Para manter o poder de compra no tempo: IPCA (mantém o poder de compra dos investimentos em longo prazo);

-Maior estabilidade no investimento: CDI (os investimentos sofrem menos variações com as flutuações das taxas de juros, pois seguem as taxas de juros diárias);

- Inflação caindo: Prefixado (garantia de taxas fixas independentemente do Banco Central diminuir as taxas de juros correntes);

- Rendimentos mais ousados e atrativos, mas com volatilidade maior, Fundos Imobiliários, Fundos Multimercados ou Ações (essas categorias de ativos costumam remunerar os investimentos a taxas mais atrativas em longo prazo, mas sofrem flutuações frequentes em seus valores, não sendo recomendados para investidores mais conservadores).

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.