sexta, 26 de abril de 2024
SpaceDica

Investindo por objetivo: quero comprar um carro dentro de 5 anos

Confira nesta simulação o meu caminho e trilhe o seu!

24 junho 2021 - 12h00Por Guilherme Roque
 - Crédito: Adeolu Eletu via Unsplash

Decidi sair um pouco da reportagem e testei na prática a nova plataforma de investimento da SpaceMoney. Ela utiliza a metodologia do "goal based investiment", ou, investimentos por objetivos. No fim da jornada, recebi uma estratégia personalizada que respeitou meu perfil de investidor, permitindo que eu possa alcançar da melhor maneira meu objetivo.

A única coisa que precisei ter em mente para montar a minha carteira foi minha meta: a compra de um carro no valor de R$ 20 mil, o que pretendo atingir dentro de 5 anos. Confira, abaixo, a minha trajetória completa dentro da plataforma SpaceMoney Investimentos.

 

Após inserir meus dados, minha conta foi criada. Agora, vou responder algumas perguntas acerca do meu perfil de investimento.

As perguntas são bem simples e têm diversas opções de respostas para abarcar os mais variados tipos de pessoas.

Ao final desse questionário, a plataforma me informa o meu perfil de investimento baseado nas minhas respostas. No caso, meu perfil é o conservador. Portanto, ativos mais seguros são os mais recomendados para mim.

Chegou a hora de montar minha carteira! Para isso, a página inicial da plataforma já me dá essa opção, basta eu clicar em "criar carteira".

Além da sugestão de carteira personalizada, o sistema me dá a opção de escolher cada ativo que eu quiser. Optei pela sugestão personalizada.

Agora tenho de escolher se desejo ter um objetivo para os meus investimentos ou se apenas quero deixar o dinheiro render. Optei pela meta.

A partir de agora, a plataforma irá me fazer diversas perguntas determinantes para conhecer mais sobre meu objetivo e como alcançá-lo da melhor maneira possível.

Nessa etapa, tenho que informar qual é a minha pretensão de aporte inicial. O próprio sistema já me faz uma sugestão de valor, mas eu posso colocar qualquer valor a partir do mínimo aceito de R$ 100.

Pronto! A carteira mais recomendada para meu objetivo e perfil está criada. A plataforma me indica como ficou a composição dela. Graças às minhas escolhas, a maior parte ficou focada em Renda Fixa e a minoria em Renda Variável.

E você, vai ficar de fora dessa? Comece a investir agora por objetivos com a SpaceMoney!