domingo, 28 de abril de 2024
SpaceDicas

Diversifique seus investimentos em 2024: veja opções que vão da renda fixa a variável

Muitos brasileiros estão em busca de educação financeira para aprender a investir e garantir uma reserva financeira para as despesas sazonais e imprevistos

10 janeiro 2024 - 14h18Por Redação SpaceMoney

IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. 2024 já começa com as famosas despesas de início de ano, que somadas aos gastos extras de dezembro, já pensam no bolso da população. Diante disso, muitos brasileiros estão em busca de educação financeira para aprender a investir e garantir uma reserva financeira para as despesas sazonais e imprevistos.

De olho nesse cenário, o especialista em investimentos e finanças pessoais, Renan Diego, à frente da escola digital Produtividade Financeira, ensina quais são os melhores investimentos para este ano.

“Nos investimentos, temos que aprender a fazer o nosso dinheiro trabalhar por nós”, aponta Renan Diego.

Ele pontua como uma primeira opção de investimento o Tesouro Selic, um título do Tesouro Direto onde se pode resgatar assim que precisar, além de render mais do que a poupança - “o investimento mais seguro do nosso país”.

“A segunda opção para esse Ano Novo são os Fundos de Investimentos Imobiliários, conhecidos como FIIs, que o investidor recebe uma renda todos os meses. Esses dois investimentos vão proporcionar segurança e renda, respectivamente”, declara.

Para quem já investe e quer continuar a longo prazo, além do Tesouro Selic, existe uma outra boa opção: a Bolsa de Valores.

“As ações ao longo do tempo tendem a crescer, valorizar e pagar dividendos. Inclusive com um retorno até melhor do que os outros títulos, CDBs ou renda fixa. Ações a longo prazo também são uma excelente opção”, pontua.

Ele ressalta a importância de diversificar os investimentos, porque a diversificação no mundo dos investimentos garante o sucesso.

A Renda Fixa (Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs) possui um rendimento média anual entre 11,75% e 12,92% a.a., e, apesar das consecutivas quedas da taxa básica de juros, você pode encontrar CDBs prefixados que pagam 13,00% a.a. e outros pós-fixados que estão em 110% do CDI a.a.. 

Renan Diego ressalta a renda fixa como uma das opções mais indicadas para quem tem um perfil conservador e não quer correr grandes riscos.

Para o especialista, começar o ano com investimentos pode ser o pontapé inicial para ter contato com a educação financeira e adquirir consciência e saúde financeira através de bons hábitos.