domingo, 28 de abril de 2024
SpaceDicas

CPI x IPCA: por quanto tempo mais a renda fixa vai dar retorno acima da inflação?

Característica proporciona uma proteção contra a perda do poder de compra causada pela inflação, ressalta Volnei Eyng, CEO da gestora Multiplike

11 janeiro 2024 - 14h02Por Redação SpaceMoney

Certificado de Depósito Interbancário (CDI) se caracteriza pelo baixo risco, uma vez que se vincula a taxas de mercado e a operações entre instituições financeiras sólidas.

De acordo com o economista Volnei Eyng, CEO da gestora Multiplike, o investidor deve observar que, mesmo sendo considerados mais seguros, o rendimento desses investimentos pode variar de acordo com as condições econômicas e as políticas monetárias vigentes.

O executivo relembra que o CDI opera como uma taxa de juros que reflete as operações interbancárias de curtíssimo prazo entre instituições financeiras no Brasil. “Geralmente, investimentos atrelados ao CDI seguem de perto essa taxa e oferecem rendimentos próximos ao CDI”, diz.

Os investimentos atrelados ao CDI são comuns em aplicações de renda fixa, como Certificados de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito (LC), Letras Financeiras (LF), entre outros. 

“Ao escolher um investimento atrelado ao CDI, o investidor geralmente recebe uma remuneração, um percentual do CDI, conhecido como ‘percentual do CDI’ ou ‘porcentagem do CDI”, destaca.

 

Investimentos atrelados ao IPCA

Ainda de acordo com Eyng, investimentos atrelados ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) são comuns em aplicações de renda fixa que oferecem proteção contra a inflação, e garantem que o rendimento da aplicação seja ajustado de acordo com o comportamento dos preços.

Entre os principais investimentos atrelados ao IPCA, destacam-se as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional Série B) e as debêntures IPCA.

“Ao escolher um investimento atrelado ao IPCA, o investidor geralmente recebe uma taxa fixa mais a variação do IPCA durante o período de investimento. Essa característica proporciona uma proteção contra a perda do poder de compra causada pela inflação”, aponta.

“Esses investimentos são considerados interessantes para quem busca preservar o valor real dos seus recursos ao longo do tempo, já que oferecem uma rentabilidade real, descontando o impacto da inflação”, frisa.

No entanto, ele ressalta ser importante observar que o rendimento efetivo depende da combinação da taxa fixa oferecida pelo investimento com a variação do IPCA durante o período contratado.

 

Taxa de juros do BC

Conforme o especialista, apesar da redução da taxa Selic anunciada pelo Banco Central (BC) na última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), os juros reais do Brasil, que consideram a inflação, continuam como o segundo lugar entre os mais altos do mundo, em 6,11% ao ano.

Juros reais elevados costumam favorecer investimentos em renda fixa, especialmente quando os seguintes fatores são considerados”, pontua.

 

E descreve:

  • - Menor risco

A renda fixa, geralmente vista como um investimento de menor risco em comparação com ações e outros ativos de renda variável, implica em um fato de que, mesmo com juros reais altos, os investidores podem desfrutar de retornos mais seguros e previsíveis.

 

  • - Proteção contra a inflação

Juros reais elevados frequentemente indicam uma política monetária voltada para o controle da inflação.

Investimentos em renda fixa, como títulos indexados à inflação ou com taxas de juros reais elevadas, podem ajudar a proteger o poder de compra do investidor contra os efeitos da inflação.