sexta, 19 de abril de 2024
Finanças

Controle suas finanças na palma da sua mão: 10 apps que te ajudarão a sair do vermelho

Se organizar financeiramente é a melhor forma de evitar dívidas.

31 agosto 2021 - 12h30Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Luis Villasmil via Unsplash

O número de brasileiros endividados bateu o recorde em julho de 2021, chegando a 71,4%, o maior desde janeiro de 2010, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

De acordo com a pesquisa, o aumento da inflação, puxado, principalmente, pela alta nos preços dos alimentos, da energia elétrica, do gás e dos combustíveis, é o motivo dessa alta.  

Nesse cenário, o cartão de crédito virou um dos melhores amigos dos brasileiros, o que contribuiu para o número de endividados. De acordo com a pesquisa, cerca de 82,7% do total de famílias com dívidas aumentaram o uso do cartão. 

Acabar com as dívidas não é uma tarefa simples e exige organização. Um passo fundamental para ter o controle das suas contas é anotar os gastos e, para isso, os aplicativos de controle financeiro são uma ótima forma de facilitar essa organização.

Pensando nisso, separamos dez aplicativos disponíveis, tanto para Android quanto para IOS, que te ajudarão a sair do vermelho.

  1. Organizze

O Organizze é um ótimo aplicativo para gerenciar as contas, definir categorias de gastos em cada uma e gerar relatórios com gráficos sobre suas transações, tudo isso de forma gratuita. 

Além disso, o app permite que você crie alertas relacionados a contas a pagar e possibilita o controle dos cartões de crédito. Assim, você não esquece de pagar nenhuma conta ou boleto. 

  1. Wallet – Gestor de Orçamento

No Wallet é possível fazer o lançamento dos seus rendimentos e gastos, analisar gráficos de transações, sincronizar contas bancárias e, ainda, compartilhar os dados com a sua família, por exemplo. 

O aplicativo — que é gratuito — também permite o gerenciamento das informações, oferecendo dicas e categorizações para guiar sua jornada de consumidor.

  1. Fortuno

O Fotuno é um aplicativo de controle financeiro customizável. Nele, é possível registrar o balanço mensal de suas despesas e receitas, incluindo o cadastro de compras parceladas. 

No aplicativo, você também tem acesso a gráficos e relatórios, gerenciamento de cartões de crédito, definição de orçamentos por categoria, temas personalizados e lembretes de pendências.

  1. Mobillis

O Mobills — disponível para Android e iOS — é um dos aplicativos de orçamento doméstico mais populares da atualidade. O app permite o cadastro e controle de contas e conta com um gerenciador de cartões de crédito, além de gráficos e relatórios de gastos personalizados, sistema de metas por categoria, alerta de contas a vencer e leitura automática de SMS e notificações bancárias.

  1. CoinKeeper

O CoinKeeper, disponível tanto para Android quanto para iOS, promete ajudar o usuário a planejar os gastos de forma divertida. Além de disponibilizar as finanças diárias, o aplicativo envia lembretes sobre contas a pagar e transações recorrentes, bem como avalia as categorias de despesas, mostrando em quais áreas o usuário está gastando mais.

  1. Monefy

O Monefy —disponível para Android e iOS —é uma das opções mais simples entre os aplicativos de finanças pessoais. Para utilizar, basta o usuário adicionar as despesas do mês e as transações feitas no dia a dia. 

Um dos pontos interessantes do aplicativo é que ele fornece as informações de forma clara, emitindo relatórios por meio de gráficos fáceis de entender e com periodicidade definida pelo usuário.

  1. Money Lover

O Money Lover – disponível para Android e iOS – é um aplicativo versátil, que permite que o usuário gerencie suas despesas, crie orçamentos e mantenha o controle das finanças. 

Para auxiliar na experiência do usuário, oferece alguns objetivos prévios a serem conquistados com o aplicativo. A plataforma emite notificações quando o orçamento atinge o limite, mostra as categorias de gastos, lembra das faturas a vencer e conta com um recurso de compartilhamento da carteira com a família.

  1. WiseCash

O Wisecash —disponível só para Android —tem como objetivo ajudar o usuário a economizar dinheiro e alcançar suas metas. 

Para isso, o aplicativo traz resumos e gráficos divididos em categorias por período, criação de objetivos com acompanhamento dos gastos e notificações de despesas. Para melhor controle, ainda oferece a opção de determinar os lançamentos que se repetem todos os meses.

  1. Jimbo

O Jimbo — disponível para Android e iOS —tem como objetivo facilitar o controle financeiro do usuário através de um sistema de cadastro de despesas e lançamentos de gastos. Além disso, o aplicativo conta com categorias customizáveis e dicas de educação financeira. 

Um dos diferenciais do aplicativo é o simulador de sonhos, criado para ajudar o usuário a planejar e alcançar suas metas de longo prazo.

  1. Guiabolso

O GuiaBolso – disponível para Android e iOS – centraliza o controle de contas bancárias, gastos e renda do usuário e permite a organização das transações em categorias. No aplicativo, é possível fazer a sincronização de contas dos bancos Santander, Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Citibank e NuBank.

O usuário também pode consultar a situação do seu CPF e buscar empréstimos com taxas mais baixas, além de comparar serviços financeiros online oferecidos por parceiros do app, facilitando o acesso a bancos, cartões e novas possibilidades de investimentos.