sexta, 19 de abril de 2024
SpaceDica

Conheça ferramentas gratuitas que ajudam o investidor na gestão da carteira

21 janeiro 2021 - 12h49Por Redação SpaceMoney

Comparar ativos e simular aplicações são atitudes que podem auxiliar investidores na tomada de decisões sobre sua carteira de investimentos. Se antes esses exercícios exigiam tempo e dedicação, hoje em dia, com a ajuda de uma série de ferramentas disponíveis na internet, é possível executá-los em poucos minutos.

Conheça abaixo quatro dessas ferramentas — todas gratuitas —, que ajudam investidores dos mais diversos perfis tanto na construção de um portfólio adequado quanto na gestão de carteiras já existentes. 

Simule investimentos na bolsa

Quer começar a investir em renda variável, mas ainda não se sente seguro com as negociações da bolsa de valores? O Sabe Invest é uma ótima opção para iniciantes neste segmento. O aplicativo, que é um simulador gratuito do mercado, possibilita o teste de operações com uma carteira fictícia que acompanha os movimentos reais da bolsa.

Além disso, o Sabe Invest calcula automaticamente o valor atual de mercado da sua carteira  — seja ela real ou fictícia — a cada 15 minutos e executa diariamente um diagnóstico de cada ação do portfólio, indicando quais papéis estão performando acima ou abaixo do Ibovespa, o principal índice acionário do Brasil.

Confira seu perfil

Descobrir qual é o seu perfil de investimento garante que as aplicações escolhidas para compor a sua carteira estão de acordo com o nível de risco que está disposto a assumir para obter a rentabilidade desejada.

A informação pode ser obtida por meio de perguntas simples e objetivas em um quiz de menos de cinco minutos oferecido pela SpaceMoney. Ao final do quiz, o investidor descobrirá se é conservador, moderado e agressivo.

Além do teste de perfil, o portal de educação financeira possui uma ferramenta para comparação de fundos de investimentos, um simulador de previdência e um plugin que pode ser instalado em outros sites para exibir atualizações diárias sobre mercados ao redor do globo e as notícias mais importantes para o cenário econômico.

Estude companhias

Para adeptos da análise fundamentalista, que se concentra em aspectos financeiros, econômicos e estruturais de uma empresa, existe a Fundamentus, uma ferramenta que reúne os principais indicadores das empresas e permite aos investidores uma leitura do estado econômico-financeiro das companhias.

A plataforma permite ainda o download de planilhas com o histórico de balanços patrimoniais e demonstrativos de resultados de empresas. Além disso, é possível fazer a comparação de companhias por setores e subsetores de atuação

Compare e busque opções

Um buscador de investimentos totalmente gratuito, o Yubb  permite que você encontre investimentos de renda fixa, variável fundos, ações e BDRs (Brazilian Depositary Receipts) e compare desempenhos de acordo com quanto se pretende investir e por quanto tempo.

No mercado de ações, por exemplo, é possível comparar o desempenho dos papéis de duas empresas diferentes com base em indicadores como o dividend yeld, ROE, P/L, valor de mercado, liquidez média diária e mais. 

Além disso, o site possui calculadoras de investimentos mensais, poupança, FGTS e de rendimentos, além de possibilitar a comparação entre corretoras que oferecem aplicações aos investidores.