sábado, 27 de abril de 2024
Finanças

Carnaval mais caro: preço da cerveja sobe 5% e especialista lista 5 dicas para economizar na folia

Bebidas alcoólicas em geral tiveram um aumento de 11,41%, com isso, Nadja Heiderich da FECAP diz o que é preciso fazer para curtir a folia longe dos preços altos

06 fevereiro 2024 - 11h35Por Redação SpaceMoney

Este ano, o folião pode esperar um Carnaval mais caro, já que a inflação elevou os preços de alguns itens consumidos durante as festividades.

Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, no período de 12 meses até dezembro de 2023, indica que houve uma alta de 4,62%, o que significa que os preços em geral estão mais altos, ainda que alguns itens e setores específicos tenham registrado algumas quedas em específico.

“O Carnaval de 2024 chegou com a animação de sempre, mas os foliões precisam se preparar para encontrar preços diferentes do ano passado. Mas com planejamento e pesquisa, você pode aproveitar o Carnaval de 2024 sem gastar muito”, afirma a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)Nadja Heiderich.

A professora da FECAP listou os itens e serviços populares no Carnaval que mais subiram em 2024.

 

ALIMENTOS

Carnes em geral: As carnes em geral, incluindo a carne bovina, tiveram uma queda de 9% em média. A queda se deve à maior oferta de carne no mercado, devido ao aumento da produção e à redução das exportações.

Bebidas alcoólicas: As bebidas alcoólicas em geral, incluindo a cerveja, tiveram um aumento de 11,41%.

Cerveja: A bebida mais popular do carnaval teve um aumento de 5,29% no acumulado de 12 meses, segundo o IPCA. O aumento se deve à alta do preço do milho, principal ingrediente da cerveja, e também à alta do dólar, que encarece os insumos importados.

Refrigerante: O refrigerante, outro item popular no carnaval, teve um aumento de 6,74%. A alta do dólar e a alta do preço do açúcar, outro ingrediente importante, são os principais motivos.

 

TRANSPORTE

Passagens aéreas: As passagens aéreas para destinos turísticos subiram em média 47,24% em relação ao ano passado, segundo o IBGE. A alta demanda e a alta do preço do petróleo são os principais fatores para o aumento.

Passagens de ônibus: As passagens de ônibus também subiram, mas em menor proporção, com alta de 10%. A alta do preço do diesel e a alta da demanda são os principais motivos.

 

DICAS PARA ECONOMIZAR NO CARNAVAL

Mesmo assim, a professora Nadja acredita que o folião pode economizar no Carnaval e elenca 5 dicas para isso. Veja:

  1. Planeje com antecedência: Planeje sua viagem e compre suas passagens e hospedagem com antecedência para conseguir melhores preços;
  2. Pesquise preços: Pesquise preços de alimentos, bebidas e outros itens antes de comprar;
  3. Leve sua própria comida e bebida: Se possível, leve sua própria comida e bebida para o carnaval, para evitar pagar preços altos nos locais de folia;
  4. Opte por transporte público: Utilize o transporte público para se locomover durante o carnaval, para evitar pagar preços altos de táxis ou carros de aplicativo;
  5. Considere outras opções de transporte: Se possível, considere outras opções de transporte para viagens longas, como viagens de carro ou ônibus.