quinta, 25 de abril de 2024
SpaceDica

Canal Eletrônico do Investidor (CEI): veja o que é, como funciona e suas vantagens

Ferramenta possibilita que investidores tenham acesso às informações necessárias em um só lugar, com confiabilidade e segurança

14 setembro 2021 - 14h51Por Redação SpaceMoney

Todo bom investidor sabe que é essencial acompanhar de perto a evolução da sua carteira. Para ajudar nesse processo, a B3, bolsa de valores brasileira, disponibiliza uma importante ferramenta: o CEI (Canal Eletrônico do Investidor).

A ferramenta foi disponibilizada pela B3 (Bolsa Brasil Balcão), a bolsa de valores brasileira em 2017, após a fusão da BM&F Bovespa com a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) e tem um objetivo muito simples: possibilitar que investidores tenham acesso às informações necessárias em um só lugar, com confiabilidade e segurança.

A ferramenta cai como uma luva para investidores que possuem conta em mais de uma corretora, algo que é bastante comum porque nem sempre é possível conseguir melhores taxas, condições e opções diversificadas de investimento em uma mesma plataforma.

Então, em vez de entrar em diferentes sistemas para conferir o desempenho de cada aplicação, com o CEI o investidor consegue ter uma visão global do desempenho da sua carteira. 

Confira quais são as funcionalidades oferecidas pelo CEI:

Todos os seus investimentos em um só lugar

Por meio da plataforma do Canal Eletrônico do Investidor é possível, por exemplo, checar rendimentos, extratos, empréstimos de títulos, reembolsos de empréstimos de títulos, garantias, histórico de negociações, avisos de transferências, além de movimentações como aplicações, eventos e vencimentos.

A ferramenta permite, ainda, o detalhamento dos ativos relacionados à renda variável (antiga Bovespa) e renda fixa (antiga Cetip – Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados).

Dessa forma, a plataforma traz todos os dados que os investidores precisam em relação aos investimentos da bolsa, como ações, Fundos Imobiliários; além de derivativos, como Termo, Swap e títulos de renda fixa, como Tesouro Direto, CDBs (Certificados de Depósito Bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), entre outros.

Como se cadastrar?

Não é necessário realizar um cadastro para utilizar o CEI. Ao abrir uma conta e iniciar seus investimentos em uma corretora ou gestora, a instituição realiza automaticamente o seu cadastro na B3.

Após essa etapa, a bolsa de valores contata o investidor por meio de um e-mail com todas as instruções necessárias para acessar o portal.

Para utilizar a plataforma, é necessário apenas entrar com CPF ou CNPJ do investidor e a senha individual enviada pela B3.

Caso o investidor não a tenha recebido no e-mail, é possível solicitar uma nova senha direto na página de acesso do CEI. Basta que o investidor clique em “esqueci minha senha” e forneça os dados solicitados no site.