segunda, 29 de abril de 2024
SpaceDicas

13º salário: 4 dicas essenciais para manter uma vida financeira saudável com a renda extra

Especialista reforça como planejar e administrar o uso dessa verba especial de maneira consciente

30 novembro 2023 - 11h56Por Redação SpaceMoney
Aumento do salário mínimo será um desafio para o próximo anoAumento do salário mínimo será um desafio para o próximo ano - Crédito: Foto: Mikhail Nilov/ Pexels

A chegada de novembro desperta muita atenção dos trabalhadores, isso por conta do pagamento da primeira parcela do 13º salário, direito garantido por lei desde 1962.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor deve introduzir na economia brasileira cerca de R$ 291,0 bilhões. 87,7 milhões de brasileiros serão beneficiados com o rendimento adicional, de acordo com o levantamento.

A renda, que, em sua maioria, tende a ser parcelada em duas vezes pelas empresas, pode ser utilizada de várias formas, conforme as necessidades de cada pessoa.

Mas, leve em consideração que, neste período, você também precisa se planejar para que o dinheiro seja utilizado da melhor maneira.

 

Diante disso, a Conta Black, fintech criada para desburocratizar o acesso a serviços financeiros, separou algumas dicas para garantir uma vida financeira saudável. Confira:

 

1. Pague as dívidas

O salário extra pode ser um importante aliado para a inadimplência, principalmente para organizar a vida financeira. Coloque todos os gastos na ponta do lápis e veja quais dívidas são prioridades.

Reserve uma parte da quantia e busque a renegociação dos valores para conseguir bons descontos.

 

2. Gaste só o necessário

Novembro e dezembro são épocas tentadoras para os consumidores. Tenha atenção nas grandes ofertas do varejo e nas promoções imperdíveis. Antecipe a pesquisa de preços dos produtos que pretende comprar.

Isso contribui na certeza de que você garante o percentual de descontos anunciados pelos estabelecimentos comerciais nos dias que antecedem ou durante a Black Friday e o Natal.

 

3. Coloque na reserva de emergência

Para quem ainda não tem uma reserva de emergência, pintou uma ótima oportunidade para começar. Tenha um valor como garantia e segurança para não ser surpreendido em qualquer circunstância.

Reserve uma parte do dinheiro para emergências e, se já tiver o hábito de poupar, utilize a renda como uma chance para aumentar essa reserva.

 

4. Invista

Quem não gostaria de ter uma segurança financeira? Pois bem, muitas pessoas acham que investir significa automaticamente ter muito dinheiro, mas não.

Atualmente, há inúmeras oportunidades para investir com pouco no mercado, como a Conta Black, que permite investir em ativos de renda variável e fixa, fundos de investimentos e previdência privada a partir de R$ 10,00.

Utilize uma parte do dinheiro para investir com o estabelecimento de suas metas, só assim você vai ter uma vida financeira com segurança e garantia.

 

As informações são de Oliver Press.