segunda, 13 de maio de 2024
SpaceRecomendações

Banrisul (BRSR6): sem privatização, a recuperação de rentabilidade demora. E agora?

Analistas da Genial Investimentos pontuam que o lucro líquido veio 17,0% abaixo do que projetavam

12 maio 2023 - 11h14Por Lucas de Andrade

O Banrisul (BRSR6) registrou um lucro líquido de R$ 213 milhões no primeiro trimestre deste ano, uma expansão de 29,8% em relação aos ganhos apurados em igual intervalo do ano anterior, mas 17,0% abaixo do que estimava a Genial Investimentos.

De acordo com os analistas Eduardo Nishio, Eyzo Lima, Lorenzo Giglioli e Wagner Biondo, o avanço na comparação anual deve-se a uma melhor receita líquida de juros (+11,4% ano a ano), além de uma despesa administrativa total controlada (+7,0% ano a ano).

Eles veem o lucro ainda fraco e pressionado, em razão do custo de captação alto devido ao atual patamar da taxa básica de juros Selic. Assim, o ROE foi prejudicado, com apenas 9% (-1,8 p.p. trimestre a trimestre e +1,8 p.p. ano a ano).

A rentabilidade ficou aquém do guidance de 11% a 15% e de outros concorrentes listados, além do próprio histórico do banco, pontuaram os analistas.

Recentemente, o governador do estado do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite (PSDB), indicou Fernando Lemos para ocupar o cargo de presidência da instituição.

A Genial Investimentos elogia a indicação, em relatório, e reitera que o executivo já presidiu diversas instituições financeiras, inclusive o próprio Banrisul entre os anos de 2003 e 2010, durante os governos Germano Rigotto (MDB) e Yeda Crusius (PSDB).

Apesar de acreditarem em uma melhora gradual de rentabilidade do banco, o resultado aquém do esperado deixa os analistas da Genial cautelosos.

A rentabilidade continua abaixo do custo de capital, o que justifica um valuation mais baixo.

De acordo com os analistas, o papel negocia a atraentes 4,85x P/L 23E e 0,48x P/VP 23E, mas sem grandes gatilhos para valorização a não ser de uma melhora dos resultados e/ou privatização – ambas opções frustradas recentemente.

Assim, reiteram a recomendação de manter os papéis BRSR6, com preço alvo de R$ 11,20.