sexta, 19 de abril de 2024
Indicador Econômico

Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015, diz IBGE

Setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e na comparação com o mesmo mês em 2020 cresceu 16,7%

14 outubro 2021 - 09h04Por Redação SpaceMoney

O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, e acumula no período ganho de 6,5%.

Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015.

Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação com agosto de 2020, o volume de serviços cresceu 16,7%, sexta taxa positiva consecutiva.

No acumulado do ano, o setor avançou 11,5% frente a igual período do ano anterior. Em doze meses, ao passar de 2,9% em julho para 5,1% em agosto, manteve a trajetória ascendente iniciada em fevereiro deste ano (-8,6%) e alcançou a taxa mais intensa da série histórica, iniciada em dezembro de 2012.

“O setor de serviços mantém sua trajetória de recuperação em agosto, sobretudo nos serviços considerados não presenciais, mas também nos presenciais, com o avanço da vacinação e o aumento da mobilidade das pessoas. Desde junho do ano passado, o setor acumula 14 taxas positivas e somente uma negativa, registrada em março, quando algumas atividades consideradas não essenciais foram fechadas por determinação de governos locais em meio ao avanço da segunda onda do coronavírus”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

O avanço dos serviços em agosto foi impulsionado por quatro das cinco atividades, com destaque para serviços de informação e comunicação (1,2%) e transportes (1,1%), após resultados negativos em julho.

Com informações da Agência IBGE de Notícias.