sexta, 26 de abril de 2024
Renda fixa

Como fica a renda fixa se a inflação ultrapassar 7%?

Confira as dicas da XP Investimentos caso as projeções de aumento do IPCA e da taxa Selic se concretizem

31 agosto 2021 - 20h03Por Redação SpaceMoney

A inflação segue pressionada pelo aumento de custos e pela reabertura da economia. Diante desse cenário, a expectativa da XP Investimentos é de que o IPCA possa chegar a 7,3% este ano. A projeção para 2022 é de o índice, considerado a inflação oficial do país, que atinja 3,2%, podendo chegar até 3,83% em dezembro do ano seguinte.

Outra taxa que pode ter alta é a Selic, que, segundo projeção do mercado financeiro, pode fechar o ano em 7,25%. Vale lembrar que, atualmente, ela está em 5,25%.

Diante do cenário de um possível aumento na inflação e nos juros, a XP Investimentos sugere aos investidores mirar em ativos pós-fixados, indexados a esses índices . Os títulos realizarão os pagamentos ao investidor a inflação do período e também o beneficiará com uma taxa anual prefixada. No entanto, a aplicação deve permanecer com o ativo até o vencimento para que ocorra o pagamento.

“Uma aplicação de prazo de cinco anos que tenha um rendimento de IPCA + 4% pagará, em agosto de 2026, a inflação acumulada em todos esses próximos anos acrescido de cerca de 22% (equivalente aos juros reais compostos de 4% ao ano, por cinco anos) – sem considerar dedução de impostos”, defende a corretora.

Clique aqui para conferir a análise completa da XP!