domingo, 28 de abril de 2024
Empresas

Braskem (BRKM5): líder do governo no Congresso afirma que Lula buscará 'alternativa' à CPI

Randolfe Rodrigues disse que Jacques Wagner está cuidando da busca por uma solução

11 dezembro 2023 - 17h10Por Redação SpaceMoney

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), informou nesta segunda-feira (11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja dialogar com autoridades e indivíduos envolvidos na tragédia decorrente do colapso de uma mina de sal-gema em Alagoas.

O objetivo é encontrar uma "alternativa" à instalação da chamada CPI da Braskem, cuja criação foi aprovada recentemente no Senado.

"O líder [Jaques] Wagner está cuidando disso, buscando conversar com todos os envolvidos, e o presidente da República também se reunirá com todas as partes interessadas. Ele [Lula] pretende primeiro dialogar com todos os envolvidos para buscar uma alternativa [à CPI]," disse Randolfe à imprensa.

Parte da mina de sal-gema da Braskem em Maceió (AL) desabou ontem à tarde sob a Lagoa Mundaú, área de preservação ambiental, sem causar feridos.

Esse incidente está relacionado ao afundamento do solo em cinco bairros da capital, resultando na evacuação de 40 mil pessoas. Isso agrava a crise da empresa petroquímica em Alagoas e começa a impactar a Petrobras, que detém 36,1% da companhia, à venda pela Novonor (ex-Odebrecht).

Quando questionado se a instalação da CPI poderia prejudicar a votação de pautas importantes para o governo neste fim de ano, Randolfe minimizou essa possibilidade. "Não, de forma alguma. O presidente vai dialogar com todos e está sensível aos temas da região", explicou.

Apesar de admitir que o governo busca uma alternativa à CPI, Randolfe Rodrigues solicitou na semana passada para ser indicado como membro da CPI pelo bloco político do qual faz parte no Senado.

O governo de Alagoas confirmou hoje que buscará a desapropriação das áreas desocupadas em Maceió devido ao risco de afundamento do solo, associado à mineração de sal-gema da Braskem.

Cinco bairros - Mutange, Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto e uma parte do Farol - com aproximadamente três quilômetros quadrados, atualmente pertencem à petroquímica.

O anúncio foi feito ontem à noite pelo governador Paulo Dantas (MDB) em um vídeo nas redes sociais e foi confirmado pelo político nesta manhã, após uma reunião com representantes municipais próximos à capital alagoana e do governo federal.

Tags: Braskem, BRKM5