sexta, 26 de abril de 2024
investidor

Você é um investidor conservador, moderado ou agressivo? Saiba em sete perguntas e dois minutos

29 novembro 2019 - 12h21Por Redação SpaceMoney
Hoje em dia, existem muitas opções de corretoras de valores, e nunca foi tão fácil e prático ser um investidor em aplicações mais rentáveis que a tradicional caderneta de poupança. Mas muito mais importante que escolher uma corretora, é saber em qual produto colocar o seu dinheiro. Você está disposto a correr mais riscos? Quer uma rentabilidade maior? Precisa de dinheiro agora? É sempre bom lembrar que não existe maneira certa de investir e que cada pessoa tem suas características. Por isso, o SpaceMoney formulou 7 perguntas para que você saiba qual é o seu perfil de investidor. O resultado desse teste dirá se você é conservador, moderado ou agressivo e, além disso, será acompanhado de uma sugestão de investimentos adequados ao seu perfil. 

1 - O quanto você conhece do mercado financeiro?

Antes de entrar de cabeça no mundo dos investimentos, primeiro é preciso conhecer em que se pode investir. Existem vários tipos de ativos com as mais diversas finalidades. Fundos, tesouro direto, ações, todos têm seus riscos, rentabilidade e seu tempo de ganho. No site da SpaceMoney, você pode acompanhar nossas SpaceDicas e os nossos Colunistas, para aprender um pouco mais sobre o universo dos investimentos e escolher qual se encaixa no seu perfil.

2 - Em quanto tempo você precisará de dinheiro?

Você acha que vai precisar de dinheiro em seis meses? E em cinco anos?  Dependendo da resposta, você pode encontrar um ativo que dê uma rentabilidade maior em um curto período de tempo ou fazer uma reserva de emergência que renda no longo prazo. Por exemplo, no tesouro direto, que são títulos da dívida pública, é possível comprar papéis que vencem em 2035 ou 2050, e, quanto maior o tempo, maior a rentabilidade. Em contrapartida, para quem pretende acompanhar a bolsa dia a dia, pensar em colocar o dinheiro em ações pode dar um retorno mais imediato. 

3 - Entre o risco e o retorno, qual você prefere?

Lembrando uma dica da nossa colunista, Cleide Rodrigues, não existe rentabilidade que pague sua paz, isto é, se o seu perfil de investidor não se encaixa em se arriscar mais para ter mais retorno, não vá para o mercado de especulação. Por outro lado, se você tem tempo e paciência de esperar dez anos para ver um ativo render, é mais interessante ir por outro caminho. Existe a possibilidade de perder dinheiro no mercado de investimentos, e é preciso ter em mente o quanto se está disposto a correr esse risco. 

4 - Onde você investe hoje?

Se você já possui alguma modalidade de investimento, é importante saber o quanto ele rende. A forma de guardar dinheiro mais comum entre os brasileiros é a poupança, mas, com a inflação e a taxa de juros mais baixos, ela passou a ser menos interessante.  Acompanhar a rentabilidade dos lugares onde seu dinheiro está alocado é uma forma de sempre conseguir um rendimento um pouquinho maior. 

5 - Quanto você consegue economizar por mês?

Ter os gastos na ponta do lápis é uma das formas de controlar os gastos e se programar para imprevistos. Portanto estabelecer um valor para economizar todo o mês é uma maneira de se manter a disciplina consigo e com seus investimentos. Adicione na sua lista o item “economias”, e se comprometa a sempre alocar esse dinheiro em algum lugar que ele vá render para você.

6 - Quanto do seu dinheiro você quer ter em produtos financeiros?

A sua reserva financeira deve ser um investimento que te possibilite uma maior liquidez, que você possa retirar e colocar dinheiro com facilidade, para o caso de alguma emergência. Agora que você já tem algum tipo de investimento, que tal diversificar? Tendo em vista o seu perfil de investidor, diversificar a carteira é uma maneira de assegurar o dinheiro sempre rendendo. Num primeiro momento é difícil, mas conforme seu dinheiro for crescendo, é interessante ficar de olho nos demais ativos disponíveis no mercado. Para isso, você pode ler o artigo da nossa colunista, Thataba Abreu, sobre A importância dos seguros no planejamento financeiro.

7 - Você tem uma meta?

Traçar um plano para seus investimentos faz com que você tenha um objetivo a ser alcançado. Seja comprar um carro, uma casa ou planejar uma viagem, o planejamento faz você ter clareza dos seus movimentos como investidor, até para se ter uma segurança nos momentos de crise.  Agora que você já entendeu as perguntas, faça o Teste de Perfil de Investidor, que leva menos de dois minutos, e receba uma sugestão de investimentos adequados ao seu perfil.   [rock-convert-cta id="52614"]