sexta, 29 de março de 2024

Vazamento de óleo atinge praias de Arraial do Cabo, no Rio

05 abril 2019 - 08h06Por Agência Brasil
Uma mancha de óleo de procedência desconhecida atingiu nesta semana o litoral de Arraial do Cabo, balneário turístico da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Além de afetar a atividade pesqueira da região, o vazamento já atingiu as praias do município.

Segundo a prefeitura, as autoridades municipais estão se reunindo desde a última quarta-feira (3) com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a Marinha.

A origem da mancha é ainda desconhecida, mas a Secretaria Municipal do Ambiente de Arraial do Cabo trabalha com a hipótese de que o óleo seja proveniente de alguma plataforma móvel de produção de petróleo que operou ou está operando nas proximidades da região.

De acordo com a prefeitura, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já foi notificada. O Ibama está analisando amostras do óleo. Garis de Arraial do Cabo estão realizando a limpeza da areia das praias atingidas.

As praias, no entanto, não estão interditadas. O isolamento temporário de determinadas áreas foi apenas para a execução do trabalho de limpeza.