SpaceMercado

Vale (VALE3): ala do PT articula para Guido Mantega assumir mineradora, diz coluna

Mandato do atual CEO expira em maio de 2024

Uma articulação do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visa colocar Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, no comando da Vale (VALE3), informou a coluna de Lauro Jardim para o jornal O Globo.

Previ, maior acionista individual da mineradora, detém 8,68% de seu capital social total.

Contudo, a nota explana que os outros grandes acionistas como Bradesco (BBDC3)(BBDC4), BlackRock, Cosan (CSAN3) e Mitsui não querem nem saber de trocar agora o atual presidente, Eduardo Bartolomeu.

O jornalista incita uma certa rejeição ao nome do ex-ministro, pelas más lembranças de sua gestão nos governos de Dilma Rousseff (PT) e pela inexperiência no setor privado.

O mandato do executivo expira em maio de 2024.

Jardim relembra que a força dos governadores não deve ser desprezada. A mudança pode não ocorrer agora, e nem com o atual preferido, mas a pressão para que haja uma mexida só vai crescer até o ano que vem, declarou o colunista.

Análise

Ainda que haja interesse do governo nesta indicação, a Guide Investimentos acredita que a aprovação do plano seria pouco provável, principalmente para a diretoria.

O governo poderia utilizar sua influência em acionistas como Bradespar (BRAP4) para indicar Mantega para o conselho de administração, destacou o analista Mateus Haag.

Contudo, “haveria poucas chances da indicação ser aprovada pelos demais acionistas. Pesa ainda contra esta indicação a falta de conhecimento e experiência para ocupar o cargo”.