circuit breaker tweet

Todo mundo em pânico 4: os dois circuit breakers desta quinta-feira em tweets

O dia amanheceu agitado no mercado global. Pela manhã o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, teve dois circuit breakers, mecanismo de controle da volatilidade. Com o anúncio do Federal Reserve de injetar US$ 1,5 trilhão no mercado para recompra de ativos, as perdas recuaram um pouco durante à tarde.

No fim do dia, o Ibovespa tombou 14,78% aos 72.582,53 pontos.

A reação no Twitter foi proporcional à gravidade da situação, e twitteiros comentavam a notícia do dia com preocupação e surpresa.

Na rede social, a medida de Trump foi considerada uma das causas das quedas na Bolsa hoje:

“Mercado de ações abre perdendo 1.600 pontos. Em 5 minutos, atinge o segundo circuit breaker em 23 anos, interrompendo negociações. O discurso de ontem à noite de Trump foi como gasolina em um incêndio”

No Brasil, a abertura sangrenta e os dois circuit breakers no Ibovespa foram a notícia do dia. De manhã, a Bolsa registrou quedas de 10% e 15%, e as negociações foram interrompidas. Depois da retomada, as baixas alcançaram 19% no início da tarde, mas o recuo diminui progressivamente ao longo do dia. Por voltas das 16h, as ações perdiam 13,99% do valor.

Até quem não negocia mais no Ibovespa passou dia reflexivo sobre vendas de ações.

https://twitter.com/katzenhirn/status/1238118868935159808

Alguns usuários discutem o plano de fundo com a queda mundial de bolsas, que teria entrado em bear market no Brasil e no mundo.

Em meio ao caos, alguns twitteiros recomendam paciência e calma no momento, e aconteceram até referências ao ator Bruce Lee.