quinta, 28 de março de 2024
construção

Termina demolição de mais um prédio com risco de desabamento na Muzema

11 junho 2019 - 19h12Por Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Conservação finalizou hoje (11) a demolição de uma construção de seis andares, na Muzema, zona oeste do Rio de Janeiro. O trabalho tinha sido iniciado no dia 28 de maio, de forma manual, depois do desabamento de dois edifícios no Condomínio Figueiras do Itanhangá. O acidente, que ocorreu no dia 24 de abril deste ano, resultou na morte de 24 pessoas.

Na semana que vem, terá início a derrubada dos dois últimos prédios liberados pela Defesa Civil municipal para que os trabalhos sejam iniciados. Com estes, serão ao todo cinco prédios irregulares e com risco de colapso demolidos na Muzema.

No dia 27 do mês passado, foi concluída a demolição do prédio no lote 92 do Condomínio Figueiras do Itanhangá, na Estrada de Jacarepaguá 370. O prédio vermelho, de oito andares, foi demolido inicialmente de forma manual, por conta da altura, buscando assim afastar o risco de abalo estrutural em outras construções no entorno.

Os trabalhos começaram no dia 30 de abril pelas paredes internas e pela cobertura e seguiram desta forma até hoje, quando a altura chegou ao equivalente a quatro andares. Os serviços foram finalizados antes do prazo inicial de 30 dias, envolvendo ao todo 60 trabalhadores de diversos órgãos municipais.

Antes, no dia 24 de abril, a Secretaria de Conservação executou em um único dia, com auxílio de máquinas, a demolição do prédio de três andares que estava em construção no lote 93-A, situado no mesmo condomínio. Laudo da Defesa Civil realizado após o desabamento constatou que essas construções tinham risco iminente de colapso e deveriam ser demolidas imediatamente.

Parque

O entulho gerado pelas demolições não será retirado do local. Ao término das demolições, o município implantará um parque nesta região da Muzema em homenagem às vítimas do acidente. Além de recuperar a vocação do local como área de preservação ambiental, o parque impedirá a construção de novos prédios irregulares na comunidade.