sábado, 20 de abril de 2024
leilão

Stockbeat : Vencedores e perdedores depois do leilão de 5G na Alemanha

13 junho 2019 - 10h11Por Investing.com

Por Geoffrey Smith

O segundo grande leilão de espectro 5G da Europa terminou e só há vencedores - a menos que você seja um fabricante de equipamentos de rede.

No que diz respeito ao mercado de ações, o maior vencedor a sair do leilão da Alemanha, que começou em março, é o novo entrante 1&1 Drillisch (DE:DRIG) e sua matriz, a United Internet (DE :UTDI). Eles subiram 9,1% e 6,6%, respectivamente, após o início do pregão de quinta-feira em Frankfurt, depois que Drillisch conseguiu sair com um grande pedaço de espectro por um relativamente modesto 1,07 bilhão de euros (US$ 1,21 bilhão).

Eles desistiram de alguns dos ganhos mais tarde.

Os maiores rivais de Drillisch também estão no verde, embora não tanto.

A Deutsche Telekom (DE:DTEGn), que teve que pagar o maior valor em € 2,17 bilhões, subiu apenas 0,7%, enquanto a Telefonica (MC:TEF) Deutschland (DE:O2Dn) cresceu 3,7% e a Vodafone (LON:VOD), que apostou fortemente no mercado alemão com a aquisição dos ativos da Liberty Global (NASDAQ:LBTYA), subia 1,2%.

Executivos da Telekom e da Vodafone foram rápidos em reclamar do alto custo do leilão, que para eles representa apenas uma fração dos custos gerais da implantação de serviços 5G. O chefe alemão da Vodafone, Hannes Ametreiter, chamou de "um desastre para a Alemanha", enquanto o diretor da Telekom, Dirk Woessener, disse que o leilão deixou um "gosto amargo", reclamando que o dinheiro gasto no leilão é dinheiro que não estará disponível para os gastos na construção de redes.

Quer investir em ações? Abra uma conta na XP Investimentos: online, rápido e grátis.

"O lançamento da rede na Alemanha sofreu um revés significativo", disse ele. Woessener talvez seja culpado de protestar demais. A arrecadação total do leilão de 6,6 bilhões de euros foi quase exatamente o que a Itália levantou em outubro para o seu mercado consideravelmente menor. Isso se deve em parte ao fato de os leilões alemães serem menos competitivos, com apenas quatro participantes importantes. A Vodafone em particular pagou cerca de 30% a mais por seu espectro na Itália do que na Alemanha.

Mesmo assim, o mercado está permitindo um grão de verdade no gemido das transportadoras nesta manhã. As ações com pior desempenho no espaço são as dos construtores de redes Ericsson (ST:ERICb) e Nokia (HE:NOKIA). Eles caíram no início do pregão, apenas se recuperando depois para negociar menos de meio por cento.