quinta, 28 de março de 2024
corte

StockBeat: Suprema Corte alemã encerra a era de ouro dos gerentes imobiliários

20 agosto 2019 - 12h34Por Investing.com
Investing.com - Investidores de imóveis residenciais vão pensar melhor em seus movimentos, porque, nesta terça-feira (20), o governo federal alemão aprovou uma lei que limita os aumentos de aluguel. A decisão ameaça um modelo de negócios que foi um grande sucesso na última década, em que empresas como a Vonovia e a Deutsche Wohnen (DE:DWNG) utilizavam os custos de empréstimos de custo baixíssimo para valorizar cidades, como Berlim.
Com o acumulado era possível modernizar edifícios antigos e depois aumentar os aluguéis a níveis que foram muito além da capacidade que os inquilinos mais antigos podiam pagar.
A Vonovia caía 1,8% com a notícia, para uma baixa de sete semanas, enquanto a Deutsche Wohnen caía 1,7% para o menor índice desde o início de 2017. A Deutsche Wohnen, cujo negócio está concentrado em Berlim, onde a questão do aluguel é mais aguda, perdeu quase um terço de seu valor desde a primavera.
A Leg Immobilien (DE:LEGn) e a Tag Immobilien (DE:TEGG), mais duas midcaps imobiliárias, caíram 2,4% e 1,6%, respectivamente.
A decisão do Suprema Corte se referiu a uma iniciativa diferente do governo federal, mas sua linguagem estabelece um precedente ameaçador no estabelecimento de uma hierarquia de princípios, colocando a engenharia social acima dos direitos dos proprietários de imóveis para pedir um preço orientado pelo mercado para seus ativos. Isso pode tornar mais difícil para a Deutsche Wohnen e a Vonovia contestarem quaisquer planos mais draconianos promulgados pelo Senado da cidade de Berlim.                                        Seu dinheiro pode render muito mais com a Genial. Invista já, de forma segura e gratuita!
"É de interesse público evitar a expulsão de grupos populacionais menos fortes economicamente de bairros populares", afirmou a decisão ao explicar sua intervenção na área de direitos de propriedade, um princípio que a constituição alemã tipicamente defende com firmeza.
Os "Limite do Aluguel" do governo federal permitem o aumenta de 10% acima de um preço de referência local derivado dos níveis de aluguel vigentes, mas permite algumas exceções no caso de novas construções e restaurações. Um comitê do governo federal concordou em princípio no final de semana em estender a restrição até 2025.
Em outros países da Europa, os mercados tinham negociações mistas com volumes reduzidos, uma vez que as fracas perspectivas econômicas e a incerteza política os impediram de seguir a liderança de Wall Street na segunda-feira e da Ásia durante a noite. A referência Euro Stoxx 600 caía menos de 0,1% para 373,56. O índice alemão Dax caía para uma quantidade similar enquanto o FTSE 100 subia 0,3%.
O {{177|FTSE MIB} da Itália ficou para trás do resto do continente, caindo 0,6% em meio a expectativas de que o primeiro-ministro Giuseppe Conte renunciaria no final do dia, provocando a divisão da atual coalizão e possivelmente novas eleições dentro dos próximos meses.