sexta, 19 de abril de 2024
Geoffrey

StockBeat: EdF afunda com peso do fiasco da Hinkley Point

25 setembro 2019 - 11h13Por Investing.com

Por Geoffrey Smith

Investing.com - Você se lembra de Thomas Piquemal? Ele renunciou ao cargo de diretor financeiro da Electricite de France três anos atrás, depois de avisar que a determinação do governo francês de fazer com que a EdF construísse o reator Hinkley Point C no sudoeste da Inglaterra poderia levar a empresa à falência.

Saltando três anos e, embora a falência ainda possa parecer fantástica, dado o apoio do Estado francês ao seu campeão nacional, a economia defeituosa do projeto está mais uma vez sob os holofotes mais severos depois que EdF alertou sobre o excesso de projetos. Agora ela espera até 3,6 bilhões de euros em custos adicionais e alertou que é mais provável do que nunca que o projeto seja adiado.

As ações da EdF caíam 6,6% no início das negociações na quarta-feira, para uma nova baixa de dois anos de 9,97 euros. A EdF valia 107 bilhões de euros em 2010, quando o governo britânico anunciou os locais onde queria construir uma nova geração de usinas nucleares. Agora vale 30 bilhões.

Somente este ano, caiu quase 28%, enquanto a maioria dos maiores fornecedores de energia da Europa registrou ganhos de dois dígitos. Com 21 vezes o lucro, de acordo com dados compilados pelo Investing.com, ainda é uma das ações mais caras de um grupo semelhante que negocia principalmente abaixo de 20 dólares.

O momento do anúncio é particularmente doloroso para a empresa, ocorrendo apenas algumas semanas depois de enfrentar custos potencialmente altos para a substituição de soldas defeituosas em seus reatores em toda a França.

A loucura de prender os consumidores de energia do Reino Unido ao financiamento de um projeto como esse agora é dolorosamente aparente. Mas não foi por falta de aviso: o parlamento britânico foi advertido repetidamente no início da década de que, embora os custos renováveis ​​despencarian à medida que várias tecnologias amadurecessem, não havia uma curva de preços tão baixa na indústria nuclear, independentemente do avanço tecnológico da nova geração de instalações trouxessem. O Reino Unido garantiu à EdF um preço de 92,50 libras por megawatt-hora para o Hinkley Point C em 2012. Na semana passada, leiloou projetos de energia offshore a um preço de exercício tão baixo quanto £ 39,65/MWh.

A EdF pode obter algum consolo pelo fato de que suas más notícias estão sendo encobertas por preocupações maiores sobre o crescimento global e a guerra comercial EUA-China após a dura retórica anti-China e anti-Irã do presidente Donald Trump na ONU na terça-feira. O índice Stoxx 600 caía 1,3%, para 384,60, enquanto o CAC 40 caía 1,5%, e o FTSE 100 do Reino Unido caía 0,9%.