sexta, 29 de março de 2024
ações

Rumo sobe mais de 2% com interesse em concessão nas ferrovias Fiol e Ferrogrão

14 junho 2019 - 14h08Por Investing.com

Investing.com - As ações da Rumo Logística (SA:RAIL3) operam com importante valorização na tarde desta sexta-feira na bolsa paulista, com ganhos de 2,59% a R$ 19,80. A maior operadora ferroviária do pais informou que irá avaliar a participação nos leilões das futuras concessões da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e da Ferrogrão. A declaração foi dada por Júlio Fontana Neto, ex-CEO da companhia.

A Ferrogrão e a Fiol estão entre os mais importantes projetos ferroviários para o escoamento de commodities, como grãos e minério de ferro, do Brasil.

"Temos por obrigação estudar todo e qualquer projeto, vamos estudar com certeza", afirmou ele a jornalistas, ao ser questionado sobre o assunto durante evento do Lide em São Paulo.

O governo federal tem expectativa de publicar ainda neste ano os editais para os leilões das concessões da Fiol e da Ferrogrão, disse nesta sexta-feira uma autoridade do Ministério de Infraestrutura, também no evento.

Segundo a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do ministério, Natália Marcassa de Souza, esses estão entre os projetos mais desafiadores do portfólio da pasta, que tem uma carteira total de 208 bilhões de reais.

A Fiol deverá ter extensão de 1.527 quilômetros, entre Ilhéus (BA) e Figueirópolis (TO). Segundo informações do site do governo, o trecho I, de Ilhéus a Caetité (BA), com extensão de 537 km, já tinha até o final do ano passado 76,2% de execução física da obra.

A secretária disse ainda que a expectativa é licitar 4 mil quilômetros de rodovias no ano que vem.