sexta, 26 de abril de 2024
Ações recomendadas

XP reitera compra para Grupo Mateus com consolidação no Norte e Nordeste

18 janeiro 2021 - 11h45Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - A XP Investimentos manteve a recomendação de Compra, com preço-alvo de R$ 11, para o Grupo Mateus por ver a empresa bem posicionada para se consolidar nas regiões Norte e Nordeste, dada a estratégia de expansão bem-sucedida, formatos de lojas complementares e sólida rede logística.

Segundo os analistas, em relatório deste domingo (17), o Grupo Mateus deve mais que dobrar as lojas para 325 em 2025, levando a um crescimento médio anual de receita de 26% entre 2019 e 2024 e de 39% para o lucro, uma vez que a margem EBITDA deve expandir 1,7 p.p. por conta da alavancagem operacional.

A corretora aponta que a estratégia de expansão da companhia mitiga riscos de execução, implementando primeiro o modelo de atacado, para abrir o mercado e entender a concorrência, o mix de produtos e a estratégia de preços e, depois desenvolver uma estratégia de rotas com formato mais adequado para o perfil de consumo da região.

Dentre os pontos positivos, os analistas citam o potencial do desenvolvimento digital, que ainda representa menos de 1% das vendas, os serviços financeiros e o desenvolvimento de programas de fidelidade e cashback.

Já sobre os riscos, o relatório traz o fim de benefícios fiscais, riscos de execução, já que a expansão do EBITDA depende de alavancagem operacional, e o fim do auxílio emergencial.

Perto das 11h45, os papéis do Grupo Mateus subiam 0,23%, a R$ 8,87, com alta de 7,25% no acumulado do mês.