sexta, 26 de abril de 2024
Recomendações

XP recomenda compra das ações de Vulcabras (VULC3), com preço-alvo de R$ 12; papéis sobem mais de 8%

Analistas destacaram o crescimento de 35% nas vendas na comparação com o mesmo trimestre no ano anterior, além de um ganho de 340 pontos-base de margem bruta no mesmo período

09 março 2022 - 12h10Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Divulgação

Hoje (9), por volta das 11:46, os papéis da Vulcabras (VULC3) subiam 8,69%, a R$ 9,38. O movimento era impulsionado após os resultados da companhia no quarto trimestre, que foram divulgadas ao mercado na véspera (8).

A XP elogiou a performance financeira da empresa. Analistas disseram que a companhia apresentou resultados em linha com suas altas expectativas, e demonstram consistência.

Eles destacaram o crescimento de 35% nas vendas na comparação com o mesmo trimestre no ano anterior, além de um ganho de 340 pontos-base de margem bruta no mesmo período.

A XP diz valorizar essa robustez nos resultados, especialmente diante de um cenário doméstico macroeconômico mais desafiador para as empresas de consumo discricionário.

Analistas entendem que a Vulcabras deve seguir com ligeiro aumento nas suas margens no curto prazo e estima que isso pode acontecer devido a uma combinação de três fatores:

i) alavancagem operacional (com mais volume, a empresa dilui custos fixos);

ii) crescimento da marca Mizuno;

iii) crescimento da divisão de confecção e acessórios.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Dessa forma, a empresa mitigaria (e poderia até mesmo superar) os efeitos de pressão de custos que seguem impactando suas margens, ainda que de maneira menos intensa nos últimos tempos, afirma a XP.

Analistas também destacaram o fato de a Vulcabras ter atingido seu maior nível de retorno sobre o capital investido (ROIC, no acrônimo em inglês) desde 2018.

O indicador atingiu um patamar de 21% em 2021, um patamar muito acima do custo de capital da companhia. 

ESG

Para a XP, o ano de 2021 marca a consolidação da atuação socioambiental da Vulcabras. Dentre as iniciativas ESG da companhia, analistas destacam a criação de uma versão ecológica de um dos tênis mais populares da marca Olympikys, que inclui em sua composição materiais sustentáveis derivados de cana de açúcar e de EVA reciclado,.

Além disso, a companhia também relata reuso completo dos resíduos de uma das suas plantas industriais, localizada em Itapetinga, e 80% de reuso para a unidade de Horizonte, com a maioria dos materiais sendo enviados para a manufatura de botas industriais e produtos similares.

Por fim, a XP ressalta o uso de até 50% de papéis reciclados nas embalagens das suas três principais marcas, além do fato dessas embalagens serem 100% recicláveis.