terça, 07 de maio de 2024
Ações recomendadas

Magazine Luiza (MGLU3), Casas Bahia (BHIA3): por que as ações de varejo têm caído tanto?

Cenário macroeconômico, tributação e baixa demanda fazem parte do problema

26 outubro 2023 - 16h15Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

As ações de empresas de varejo vêm enfrentando quedas significativas na Bolsa de Valores (B3) ao longo de 2023, com a Magazine Luiza (MGLU3) registrando uma queda de 7,80% e as Casas Bahia (BHIA3) com uma redução de 7,84% no valor de seus papéis, na tarde da última quarta-feira (25).

As empresas do setor de varejo listadas na B3 apresentaram um desempenho médio negativo de 15,6% ao longo deste ano. Entre as principais empresas do setor, a Magazine Luiza, Casas Bahia e Lojas Renner (LREN3) acumulam quedas de 41%, 79% e 38% no ano, respectivamente.

Os analistas da XP Investimentos apontam que a tendência de baixa nas ações do varejo pode ser explicada por três principais motivos:

Primeiramente, foi apontado que o cenário macroeconômico do Brasil permanece desafiador, afetando a renda disponível dos consumidores. Altos níveis de endividamento e inadimplência das famílias limitam sua capacidade de consumo, o que, por sua vez, exerce pressão sobre as vendas do setor.

A XP também colocou que as discussões recentes em torno da tributação dos benefícios fiscais de ICMS podem comprometer as projeções de lucro das empresas, aumentando a incerteza em relação aos custos operacionais.

Por fim, pensou-se que os resultados trimestrais mais fracos das empresas do varejo, influenciados pela demanda mais desafiadora do que o esperado, estoques em níveis mais elevados e altos níveis de endividamento, afetaram diversas empresas do setor.

Em uma pesquisa recentemente conduzida pela XP com investidores institucionais, foram mapeados o posicionamento no setor de varejo, bem como os potenciais gatilhos positivos e riscos.

Os resultados mostram que o sentimento em relação ao setor se deteriorou, levando a um posicionamento mais cauteloso em relação às ações do varejo. Além disso, a pesquisa destacou que a melhora nos resultados das empresas do setor é um fator crucial para atrair investimentos significativos no varejo.