domingo, 28 de abril de 2024
Ações Recomendadas

Vivara (VIVA3): volta de Kaufman traz incertezas e ações despencam; veja o que pensam os analistas

Papéis recuam 14%, com possíveis mudanças na estrutura da companhia; XP Investimentos avalia

18 março 2024 - 16h10Por José Chacon

A Vivara (VIVA3) observa uma baixa estrondosa em suas ações nesta segunda-feira (18), primeiro dia de pregão após a companhia anunciar a volta de Nelson Kaufman, fundador da empresa e maior acionista, para sua liderança. Por volta das 15:35, os papéis caíam 14,36%, cotados a R$ 26,31.

Kaufman assume o cargo que era de Paulo Kruglensky. Tanto a renuncia de Kruglensky quanto o retorno do fundador da Vivara foram anúncios amplamente inesperados pelo mercado.

Em teleconferência nesta segunda, Nelson afirmou que não irá fazer nada que afete o negócio, embora se devam esperar mudanças estratégicas.

Para os analistas da XP Investimentos, essa reação negativa da ação reflete o aumento da incerteza em torno dos próximos passos da empresa. "Como resultado, a mudança de CEO da Vivara traz incertezas para a tese, então os próximos passos serão monitorados de perto para definir o tom da performance da ação", disse a casa.

Ainda que tenha sido inesperado, a XP manteve sua recomendação de compra para a VIVA3, defendendo que a dinâmica dos resultados deve permanecer sólida, já que Kaufman tem uma sólida experiência no negócio.