quinta, 25 de abril de 2024
Recomendações

Veja seis fundos de investimentos com os melhores resultados de 2021, segundo a Ativa

Seleção leva em conta fundos de classes diferentes, que trazem simplicidade e dinamismo para quem busca aportar em novos setores

28 dezembro 2021 - 13h54Por Redação SpaceMoney

A Ativa Investimentos fez um levantamento dos fundos, oferecidos pela casa, que tiveram ótimos resultados em 2021.

A curadoria levou em consideração fundos de classes diferentes, que trazem simplicidade e dinamismo para quem busca sair da poupança e aportar em novos setores. 

Um dos fundos selecionados foi o Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index FI MM IE.

Com aporte mínimo de R$ 10 mil, e totalmente focado em criptoativos, o fundo apresentou um retorno de 159,97% do valor investido devido a alta das criptomoedas pelo mundo inteiro.

Além dele, outro fundo que chamou atenção da Ativa foi o Organon FICFIA, que por estar descorrelacionados com o índice, conseguiu se proteger das quedas da Bolsa de Valores e apresentar retorno de 42,93% entre 31 de dezembro de 2020 a 30 de novembro deste ano.

Veja:

Fundo

Retorno em 2021

Comentário Ativa Investimentos

Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index FI MM IE

159,97%

Investe em criptoativos.

Apesar de ter uma volatilidade elevada devido aos ativos que investe, o fundo apresentou um retorno alto devido aos resultados das criptomoedas.

Organon FICFIA

42,93%

Fundo de ações que possui em sua carteira ativos descorrelacionados com o índice.

O fundo conseguiu se proteger das quedas da bolsa e tem entregado um bom resultado neste ano.

BTGp Mobius Emerging Markets FI MM IE

39,58%

O fundo investe em ativos de países emergentes que trazem maiores prêmio de risco e têm ativos que vêm apresentando excelente recuperação na pandemia.

Trigono DeLPhos Income FICFIA

37,12%

A casa é especializada em investir em empresas small e mid caps, o fundo investe em empresas que pagam bons dividendos e tem posições na carteira em small caps que se beneficiam da expertise da gestora nesse segmento.

Access Usa Companies
FIA - IE

34,59%

O fundo investe em ações de empresas sustentáveis (ESG) e que apresentam grande potencial de crescimento no longo prazo.

A gestão se encontra nos Estados Unidos e o fundo não faz hedge cambial, o que trouxe o benefício de rentabilidade na valorização do dólar contra o real neste ano.

Western Asset FIA Bdr Nível I

29,40%

O fundo investe localmente em empresas americanas com grande potencial de crescimento através dos papéis locais de BDR.

Conta com o auxílio de uma equipe de gestão americana que traz a expertise do conhecimento do mercado local.

Pela natureza dos papéis de BDR, o fundo é exposto à variação cambial e isso tem contribuído pra rentabilidade que apresentou.

Quais cuidados devo tomar ao investir em fundos? 

Quem investe sem estudos e não leva em consideração o perfil de investidor, costuma ser dar mal. Para realizar um aporte seguro em um fundo de investimento, é necessário ter cautela e jogar como manda o manual.

Segundo o analista de soluções financeiras da Ativa Investimentos, Rodrigo Beresca, investir em um fundo fora do perfil de risco e que não respeita a necessidade de liquidez pode significar aporte em produtos fora da zona de conhecimento do investidor, com maiores riscos e volatilidade, o que pode gerar tensão diante de oscilações.

De acordo com o especialista, a liquidez - tempo para disponibilizar o dinheiro investido na conta do investidor - varia bastante de um fundo para o outro.

“Existem fundos com liquidez diária e outros que apresentam prazos de regate mais alongados. É comum que fundos multimercados e de ações paguem as solicitações de resgate em um prazo de 30 a 40 dias. Já os fundos de crédito estruturado são menos líquidos, e costumam pagar resgates em 90, 120, 180 dias ou até em prazos maiores”, explica.

O investidor deve entender que o horizonte de investimentos em fundos é de médio a longo prazo. Isso significa que ele não deve se assustar e pedir logo o resgate diante do primeiro mês que o fundo apresentar uma rentabilidade negativa e sim ter calma para alcançar resultados mais precisos e atraentes.

Com informações de Approach Comunicação.