domingo, 28 de abril de 2024
SpaceRecomendações

Vamos (VAMO3) pode disparar 70%, com follow-on à vista

Analistas da Genial Investimentos avaliam que a empresa se aproveita de um momento de pouca demanda por caminhões para expandir ainda mais sua frota

22 junho 2023 - 11h36Por Lucas de Andrade
VamosVamos - Crédito: Divulgação

Na última quarta-feira, 21 de junho, a Vamos (VAMO3) anunciou que protocolou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de registro de oferta subsequente de ações.

Ao todo, serão ofertadas aproximadamente 118 milhões de ações. Aproximadamente 79,0 milhões serão ofertadas por meio de uma nova emissão (oferta primária) e o restante por meio de uma oferta secundária, essa realizada pela holding Simpar (SIMH3), que vai atuar como acionista vendedor.

A holding vai reduzir sua participação na Vamos (VAMO3) de 68% para cerca de 60%.

Os recursos obtidos também contribuirão para a Simpar reduzir sua alavancagem, que finalizou o primeiro trimestre em 3,70x na relação dívida líquida-EBITDA.

Analistas da Genial Investimentos avaliam que a Vamos se aproveita de um momento de pouca demanda por caminhões para expandir ainda mais sua frota. 

Eles acham o fato positivo, visto que foi mencionado no fato relevante que a destinação dos recursos vai ser para aquisição de máquinas e equipamentos, além do fortalecimento da estrutura de capital da companhia.

No entanto, do lado do investidor, julgam o fato como negativo devido ao tamanho da diluição, que chega a ultrapassar os 7,0%.

Contudo, ressaltam que, nos níveis de preço atuais, a emissão sai a um preço abaixo do que consideram justo.

Hoje, analistas enxergam a Vamos negociada a um P/L de 15,2x 2023, algo que consideram atrativo para uma empresa que tem um CAGR de aproximadamente 50,0% (17-22).

Analistas da Genial Investimentos têm recomendação de compra para os papéis VAMO3, com preço-alvo de R$ 21,00 por ação - o que implica em um potencial de valorização de 68,95% sobre a cotação atual.