domingo, 28 de abril de 2024
Ações

Ultrapar (UGPA3): XP mantém recomendação neutra, mesmo após balanço do 4T atender expectativas; veja

Casa ainda enxerga a companhia como uma empresa premium com um valuation elevado e não encontrou motivos para alterar recomendação

29 fevereiro 2024 - 10h25Por José Chacon

A XP Investimentos leu o balanço do quarto trimestre de 2023 (4T23) da Ultrapar (UGPA3) como sólido, por apresentar números em linha com as expectativas da casa, mas não o suficiente para alterar a recomendação neutra para o papel.

No EBITDA (lucro antes juros) ajustado, a companhia somou R$ 1.666 milhões, alta anual de 122%, 3% acima do que era estimado pela XP e 6% acima do consenso. 

Já o EBITDA unitário da Ipiranga veio 4% acima da expectativa da casa, enquanto o EBITDA unitário da Ultragaz veio 3% abaixo da estimativa.

"O lado positivo é que a holding apresentou uma forte geração de caixa livre (reduzindo a alavancagem), e a Ipiranga teve outro trimestre excepcional (principalmente devido ao novo recorde de lucro bruto unitário), com o lado negativo sendo as despesas gerais e administrativas consolidadas, crescendo quase 40% e o guidance de CAPEX para 2024 vindo acima de nossas expectativas", comenta a XP.

A casa destaca que ainda enxerga a Ultrapar como uma empresa premium com um valuation elevado e, por isso, mantém sua recomendação neutra.

Nesta quinta-feira (29), as ações UGPA3 operam com queda de 0,13% a R$ 30,50.

Tags: UGPA3, Ultrapar, XP