segunda, 29 de abril de 2024
SpaceRecomendações

Ultrapar (UGPA3): todos os olhos do Safra estão na Ultragaz e não tinha como ser diferente

Analistas encontraram-se com Andre Hachem, diretor de planejamento corporativo e de RI, e Fernanda Mucke, gerente de RI da companhia

16 junho 2023 - 11h30Por Lucas de Andrade

O Banco Safra reiterou sua classificação neutra para as ações de Ultrapar (UGPA3), com preço-alvo de R$ 20,60 por papel, o que implica em um potencial de valorização de 15% sobre a cotação do fechamento anterior.

Analistas encontraram-se com Andre Hachem, diretor de planejamento corporativo e de RI, e Fernanda Mucke, gerente de RI.

Na avaliação do time liderado por Conrado Vegner, ao contrário de outras ocasiões recentes, boa parte do interesse focava na Ultragaz, com questionamentos sobre a sustentabilidade das margens no patamar atual e espaço para crescimento do negócio, que parece ser amplo.

No que diz respeito à distribuição de combustível, foi feita a avaliação de que o excesso de oferta parece ter persistido até agora no segundo trimestre, embora os níveis de estoque possam se normalizar no final do mês.

As margens de Ultragaz, para o Banco Safra, devem se manter em patamares saudáveis com a manutenção de um cenário competitivo bem comportado como um ponto a ser monitorado.

Vegner e demais analistas dizem que o negócio deve continuar a se beneficiar de seu alto alcance de mercado com a escala do segmento engarrafado, num apoio à expansão das vendas a granel.

O retorno na divisão tende a crescer ao longo do tempo em que o investimento inicial para novos clientes bulk for amortizado. Na avaliação do Banco Safra, parece haver um bom número de oportunidades de crescimento para a Ultragaz.

Já o desequilíbrio nos mercados de distribuição de combustível no 2º trimestre reflete uma combinação de arbitragem positiva, oportunidades no início do ano e penetração do diesel russo, embora a normalização seja esperada.

Quanto aos pilares estratégicos da Ipiranga, executivos afirmaram ao Banco Safra que muito do trabalho foi feito na frente de preços, apesar de dizer que a trata-se de um processo contínuo.

A frente de logística tem sido um pouco mais desafiadora do que as demais, enquanto uma abordagem cuidadosa foi adotada no desenvolvimento da iniciativa comercial, que ganha ritmo gradualmente devido ao seu potencial para resultados voláteis.