quinta, 25 de abril de 2024
Carteira recomendada

Toro vê volatilidade em março com Congresso, privatizações; veja a carteira

01 março 2021 - 14h31Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - Os analistas da Toro Investimentos esperam que março seja um mês mais turbulento, a depender do andamento das votações de algumas pautas no Congresso e das sinalizações do governo sobre a privatização das estatais.

No exterior, os analistas apontam para as campanhas de vacinação em curso, mas alguns problemas de falta de vacinas já começam a aparecer mesmo em países centrais europeus. “Se a tendência de queda da pandemia por lá sofrer alguma reversão, podemos ter nova volatilidade na bolsa brasileira”, apontam.

Para o mês, a corretora recomenda os papéis da Minerva (SA:BEEF3), Enauta, Eneva (SA:ENEV3), Metalúrgica Gerdau (SA:GOAU4), Klabin, GPA, Totvs (SA:TOTS3), Vale e WEG (SA:WEGE3).

Confira a justificativa da Toro Investimentos para a escolha de cada papel:

Minerva

Recentemente a Minerva Foods divulgou seus resultados referentes ao último trimestre de 2020. A companhia conseguiu apresentar números interessantes e um lucro líquido que a permitiu propor a distribuição de dividendos aos seus acionistas em patamares recordes. Essa distribuição milionária de proventos relativos aos resultados do ano passado, vai colocar a Minerva entre uma das mais importantes pagadoras de proventos da Bolsa, o que pode aumentar o apetite ao risco dos investidores em relação ao papel, impulsionando o movimento de curto e médio prazo das ações.

Enauta

Apesar da volatilidade dos preços do petróleo, o movimento majoritário observado para a commodity é de alta, o que beneficia algumas empresas privadas ligadas ao segmento. Nesse cenário, as ações da Enauta conseguiram se manter em um viés de alta ao longo do mês de fevereiro. Um recente acontecimento que pode destravar o preço das ações da companhia é a retomada na produção no Campo Atlanta, anunciado pela Enauta recentemente.

Eneva

Em fevereiro a Eneva foi uma das grandes estrelas da nossa seleção. Sugerimos o ativo acreditando na continuidade do movimento de alta observado anteriormente e amparado pela capacidade da empresa em expandir as operações, beneficiando-se das oportunidades apresentadas no mercado de gás. Esse movimento foi confirmado com a mais nova aquisição da companhia, o Polo Urucu. Acreditamos que ainda exista espaço para evolução do ativo no mês de março.

Metalúrgica Gerdau (SA:GGBR4)

As commodities foram o grande destaque no final do mês de fevereiro. Matérias primas como, minério de ferro e aço apresentaram uma evolução em seus preços amparados pela melhora no consumo e crescimento da expectativa de gigantes como a China. Com isso, algumas empresas como a Gerdau sentiram o reflexo desse aumento de preço em suas ações. Além disso, os resultados bilionários do último trimestre de 2020 da companhia e a sua recente revisão do seu plano de investimento para 2021, reforçam ainda mais a tese de compra do papel.

Klabin

Considerada a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, a Klabin, no quarto trimestre, conseguiu reverter o prejuízo líquido registrado no trimestre anterior (3T20), além de alcançar alta de 110% em relação ao 4T19. A Companhia também reportou melhoria de 22% na receita líquida, em função do crescimento no volume de vendas totais, sendo ainda favorecida pela desvalorização cambial do período. Para 2021, acreditamos em um cenário favorável para a Empresa, o que embasa nossa recomendação de compra para os ativos da Klabin em fevereiro.

GPA

O primeiro resultado divulgado de forma segregada do Assaí foi bastante positivo, com crescimento de 174,9% no lucro dos acionistas controladores frente ao ano de 2019. Apesar do cenário instável da economia brasileira, o Grupo Pão de Açúcar (SA:PCAR3) atua em um setor defensivo, o que tem favorecido a resiliência da sua operação. Além disso, a Companhia vem se consolidando dentro do segmento de e-commerce alimentar, através de iniciativas assertivas de integração dos canais de vendas. Tais fatores justificam a nossa recomendação de compra para o ativo PCAR3 em fevereiro.

Totvs

Líder no mercado de sistemas de gestão empresarial, a Totvs possui atuação diversificada em vários segmentos econômicos. A atual estratégia de expansão adotada permite que a Companhia apresente um intenso potencial de crescimento, favorecendo sua presença em novos mercados. Apesar dos efeitos gerados pela pandemia de Covid-19, a Empresa registrou fortes resultados no 4T20, apresentando expansão de 35,7% no lucro caixa frente ao 4T19. Dessa forma, recomendamos a compra do ativo TOTS3 para o mês de fevereiro.

Vale

A presença global da Vale, com manutenção de operações de extração em vários continentes, permite a redução do risco geográfico. Com resultados sólidos para o 4T20, a Companhia registrou alta de 47% no EBITDA ajustado proforma em função, principalmente, do crescimento alcançando no volume de vendas de minério de ferro e metais básicos e da realização de melhores preços para as commodities. A Empresa também avançou no processo de reparação de Brumadinho e na estratégia de segurança para as suas barragens. Tais fatores tendem a impulsionar o preço das ações VALE3 (SA:VALE3) em fevereiro.

WEG

A WEG é uma empresa multinacional que atua principalmente no setor de bens de capital. Produzindo equipamentos eletroeletrônicos, motores, equipamentos para transmissão de energia, tintas e vernizes. No 4t20 a empresa apresentou ótimos números, demonstrando uma ótima gestão e um aumento na demanda por seus produtos, resultado da retomada econômica mundial. O avanço nas campanhas de vacinações no mundo e a confirmação de suas eficácias, observado pela queda do número de infectados no globo, confirma que estamos mais próximos do “antigo normal” e da retomada do crescimento econômico.