domingo, 28 de abril de 2024
Ações

Tenda (TEND3): dados operacionais fortes não mudam recomendação neutra da XP; entenda porquê

Casa também manteve preço-alvo de R$ 11,00 para os papéis

20 janeiro 2024 - 14h00Por José Chacon
Logotipo TendaLogotipo Tenda - Crédito: Divulgação

A XP Investimentos manteve sua recomendação neutra para as ações da Tenda (TEND3), mesmo após os números operacionais do quarto trimestre de 2023 apresentar forte alta.

"Embora vejamos com bons olhos o forte desempenho operacional da Tenda e o consistente ganho de relevância da Alea nas operações da empresa, acreditamos que a rentabilidade da Alea sob pressão pode impactar negativamente o momento de resultados no curto prazo", comentou a casa.

Isso porque, a casa ressalta que apesar dos lançamentos contínuos da Alea e o crescimento das vendas líquidas nos últimos trimestres reforçarem a estratégia da Tenda de aumentar a escala das operações do segmento, a Alea ainda tem uma diferença significativa de lucratividade em relação às operações da Tenda.

Nos lançamentos do período, a Tenda apresentou um desempenho notável, com alta anual de 52%. As vendas líquidas também aumentaram na base anual em 25%, ajudadas pelas fortes vendas de lançamentos (69% do total de vendas líquidas; +20 p.p. trimestral).

A VSO (líquida) atingiu 26,1% (+0,5 p.p. A/A), enquanto totalizou 56,8% em 2023 (+2,1 p.p. A/A), "o que consideramos forte", observou a XP.

"Em nossa visão, os preços saudáveis, que cresceram 10%, devem continuar ajudando a Tenda a melhorar a rentabilidade", completou. A XP estipula preço-alvo para a TEND3 de R$ 11,00.

 

Tags: TEND3, Tenda, XP