domingo, 28 de abril de 2024
SpaceRecomendações

São Martinho (SMTO3) apresentou resultados sólidos no final da safra após um ano desafiador, diz XP

Analistas reiteraram indicação de compra

24 junho 2023 - 08h00Por Lucas de Andrade

A São Martinho (SMTO3) apresentou resultados sólidos no final da safra após um ano desafiador, com um EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de R$ 917,0 milhões, declarou a XP Investimentos (+5% ano a ano e +14% em relação às estimativas).

 

Para os analistas Leonardo Alencar e Pedro Fonseca, a solidez se justifica apesar:

  • - do efeito adverso do clima na produtividade; e
  • - das mudanças tributárias nos preços da gasolina que tiraram a competitividade do etanol e preços mais altos dos insumos devido à guerra Rússia-Ucrânia. 

 

As perspectivas do açúcar continuaram positivas, enquanto as exportações de etanol foram a solução para arbitrar o mercado interno mais pressionado, o que mitigou a maioria dos fatores negativos, disseram os analistas.

O início da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil não foi suficiente para conter a tendência de alta dos preços do açúcar, pontuaram.

Com uma parte substancial da receita garantida por preços mais altos do açúcar e produtividade maior, Alencar e Fonseca avaliam haver espaço para otimismo devido à queda dos insumos e ao início da operação da usina de etanol de milho.

 

Leia mais: Veja a ata da quarta reunião do conselho fiscal de São Martinho (SMTO3).

 

Para a Safra 2023-2024, a companhia estima uma moagem total de aproximadamente 21,5 milhões de toneladas, representativas de um crescimento de 7,4% em relação à Safra 2022-2023, e um ATR médio em torno de 141,9 quilos por tonelada, que totalizarão 3.050,5 mil toneladas (8,8% vis-à-vis 12M23).

A expectativa de maior disponibilidade de matéria prima e recuperação de produtividade decorre, principalmente, de:

  • - i) condições climatológicas normalizadas no período de entressafra (meses de outubro de 2022 a abril de 2023);
  • - ii) investimentos (capex) em tratos culturais realizados ao longo das safras 2021 e 2022 e 2022 e 2023; e
  • - iii) manejo agrícola diferenciado combinado ao uso de variedades genéticas com melhor produtividade. O mix de produção reflete a maior rentabilidade do açúcar em relação ao etanol.

 

Para o primeiro ano de operação estima-se um processamento de 420,0 mil tons de milho. A produção resultante no período deve adicionar aproximadamente 160 mil m³ de etanol, 134 mil tons de DDGS e 7 mil tons de óleo de milho à operação de cana de açúcar.

Veja mais estimativas do guidance aqui.

 

Recomendações

A XP Investimentos reiterou sua recomendação de compra para os papéis de São Martinho (SMTO3), com preço-alvo de R$ 33,50, com a expectativa de aumento sólido das margens para a safra 2024-2025 por conta da queda no preço da matéria prima, que não foi totalmente precificado, de acordo com os analistas.