sexta, 29 de março de 2024
Recomendações

Safra reitera recomendação de compra para Petrobras (PETR4) após troca de Silva e Luna por Pires

Analistas acreditam que a troca de comando na estatal pode reduzir temor de interferência

29 março 2022 - 09h56Por Redação SpaceMoney

Nesta terça-feira (29), o Banco Safra reiterou sua recomendação de compra para as ações preferenciais da Petrobras (PETR4), com preço-alvo de R$ 38,00. A revisão sucede a confirmação da nomeação do economista Adriano Pires para substituir o general da reserva Joaquim Silva e Luna como CEO da companhia.

O Safra acredita que a alteração pode reduzir temores de interferência. A nomeação deve ser votada em assembléia-geral ordinária da empresa, marcada para 13 de abril.

Em artigos e entrevistas recentes, Pires expressou uma opinião favorável à Petrobras manter os preços dos combustíveis domésticos em linha com os internacionais e que quaisquer iniciativas para mitigar o impacto dos altos preços dos combustíveis para os consumidores finais devem ser custeadas pelo governo e não apoiadas com recursos da Petrobras.

Ele também se manifestou a favor da venda de parte da capacidade de refino da empresa.

Embora mudanças na política de preços não possam ser totalmente descartadas, o Safra entende que a combinação das declarações anteriores do indicado, o estatuto da empresa e a lei para empresas estatais aumenta a probabilidade de continuidade.

Pires trabalha como consultor para o setor de energia desde 2000 e foi assessor do chefe da ANP, bem como professor do Programa de Planejamento Energético da UFRJ. Também ocupou os cargos de superintendente de abastecimento e de importação, e também de exportação de petróleo, derivados e gás natural na ANP.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Na opinião do Safra, apesar da incerteza sobre o real curso de ação a ser adotado pela nova administração, a nomeação tende a ser bem recebida, dadas as opiniões conhecidas do nomeado sobre preços de combustível, e aliviar parte do recente desempenho inferior das ações da Petrobras, que acreditamos ter sido devido à possível interferência do governo na política de preços.

Nesse sentido, o Safra acredita que a boa geração de fluxo de caixa esperada da empresa e os pagamentos de dividendos atraentes podem novamente vir à tona à medida que as preocupações com a interferência política na empresa retornam aos níveis 'normais'.

A Petrobras continua como uma empresa estatal sujeita a interferências do governo. No entanto, como o Safra afirmou em ocasiões anteriores, a Petrobras não está apenas em boa situação financeira, mas também de alguma forma protegida por uma estrutura legal que torna o controle dos preços dos combustíveis domésticos mais difícil do que antes.

Dito isso, o governo brasileiro, acionista controlador da empresa e o aumento do ruído político, à medida que avançamos para as eleições de outubro, deve trazer volatilidade ao preço das ações, especialmente se os preços do petróleo permanecerem próximos ao seu nível atual.

Veja as vantagens e desvantagens ao investir em PETR4, de acordo com o Banco Safra:

Vale a pena investir em PETR4?

  • Sólida geração de fluxo de caixa
  • Seu plano estratégico é um bom sinal e indica que a empresa vai concentrar esforços em seus principais direcionadores de valor.

Quais os riscos ao investir em PETR4? 

  • A Petrobras é uma empresa estatal e não vemos uma privatização em andamento no curto prazo.
  • Risco de ingerência politica.
  • Outra greve de caminhoneiros também é uma preocupação e não se reflete no preço-alvo de PETR4.