terça, 05 de julho de 2022
[IPE NECTON - SPACENOW DESKTOP]
Recomendações

Safra reitera recomendação de compra para Petrobras (PETR4) após troca de Silva e Luna por Pires

Analistas acreditam que a troca de comando na estatal pode reduzir temor de interferência

29 março 2022 - 09h56Por Redação SpaceMoney
IPE - NECTON - BILBOARD TOPO 2 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS E DEMAIS]

Nesta terça-feira (29), o Banco Safra reiterou sua recomendação de compra para as ações preferenciais da Petrobras (PETR4), com preço-alvo de R$ 38,00. A revisão sucede a confirmação da nomeação do economista Adriano Pires para substituir o general da reserva Joaquim Silva e Luna como CEO da companhia.

O Safra acredita que a alteração pode reduzir temores de interferência. A nomeação deve ser votada em assembléia-geral ordinária da empresa, marcada para 13 de abril.

Em artigos e entrevistas recentes, Pires expressou uma opinião favorável à Petrobras manter os preços dos combustíveis domésticos em linha com os internacionais e que quaisquer iniciativas para mitigar o impacto dos altos preços dos combustíveis para os consumidores finais devem ser custeadas pelo governo e não apoiadas com recursos da Petrobras.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE NOTÍCIA 300X 250]

Ele também se manifestou a favor da venda de parte da capacidade de refino da empresa.

Embora mudanças na política de preços não possam ser totalmente descartadas, o Safra entende que a combinação das declarações anteriores do indicado, o estatuto da empresa e a lei para empresas estatais aumenta a probabilidade de continuidade.

Pires trabalha como consultor para o setor de energia desde 2000 e foi assessor do chefe da ANP, bem como professor do Programa de Planejamento Energético da UFRJ. Também ocupou os cargos de superintendente de abastecimento e de importação, e também de exportação de petróleo, derivados e gás natural na ANP.

[NECTON IPE -  SQUARE DETALHE NOTÍCIA 300X 250]

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Na opinião do Safra, apesar da incerteza sobre o real curso de ação a ser adotado pela nova administração, a nomeação tende a ser bem recebida, dadas as opiniões conhecidas do nomeado sobre preços de combustível, e aliviar parte do recente desempenho inferior das ações da Petrobras, que acreditamos ter sido devido à possível interferência do governo na política de preços.

Nesse sentido, o Safra acredita que a boa geração de fluxo de caixa esperada da empresa e os pagamentos de dividendos atraentes podem novamente vir à tona à medida que as preocupações com a interferência política na empresa retornam aos níveis 'normais'.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE NOTÍCIA 300X 250 - TESTE A/B - 22-6-2022]

A Petrobras continua como uma empresa estatal sujeita a interferências do governo. No entanto, como o Safra afirmou em ocasiões anteriores, a Petrobras não está apenas em boa situação financeira, mas também de alguma forma protegida por uma estrutura legal que torna o controle dos preços dos combustíveis domésticos mais difícil do que antes.

Dito isso, o governo brasileiro, acionista controlador da empresa e o aumento do ruído político, à medida que avançamos para as eleições de outubro, deve trazer volatilidade ao preço das ações, especialmente se os preços do petróleo permanecerem próximos ao seu nível atual.

Veja as vantagens e desvantagens ao investir em PETR4, de acordo com o Banco Safra:

Vale a pena investir em PETR4?

  • Sólida geração de fluxo de caixa
  • Seu plano estratégico é um bom sinal e indica que a empresa vai concentrar esforços em seus principais direcionadores de valor.

Quais os riscos ao investir em PETR4? 

  • A Petrobras é uma empresa estatal e não vemos uma privatização em andamento no curto prazo.
  • Risco de ingerência politica.
  • Outra greve de caminhoneiros também é uma preocupação e não se reflete no preço-alvo de PETR4.

 

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content