segunda, 29 de abril de 2024
Ações

Rumo (RAIL3): ação caem quase 3%, com rebaixamento na recomendação do Goldman Sachs; entenda o corte

Empresa saiu de compra para neutra, após banco enxergar fatores que influenciam no desempenho do papel

17 janeiro 2024 - 11h54Por José Chacon
 - Crédito: Divulgação

As ações da Rumo (RAIL3) operam em queda de 2,91% na B3, às 11:26, desta quarta-feira (17). O motivo? A recomendação cortada de compra para neutra que recebeu do Goldman Sachs em relatório publicado hoje. A casa estipulou um preço-alvo de R$ 26,00.

Dentre outros motivos, a análise cita o impacto das condições climáticas severas observadas no Brasil nas safras de soja e milho como fator que trouxeram incerteza para os papéis da companhia.

Além disso, o banco justifica o rebaixamento pelos preços do frete, que podem ter chegado ao seu pico após alguns anos mais fortes e as estimativas para a companhia de lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA, na sigla em inglês).

Para 2024, o Goldman Sachs se alinha ao consenso sobre o EBITDA mas, para 2025, a projeção é 9% inferior considerando os preços de fretes.

A análise ainda destaca a queda de taxas de risco no Brasil que “também limita o espaço para uma compressão adicional no custo de capital, sendo isso particularmente relevante para ações de infraestrutura”.

Quanto as safras, o banco destaca que as perspectivas mais fracas para 2024 poderão colocar a Rumo em um ambiente de receitas menores durante as negociações de preços de 2025, que devem acontecer na metade de 2024.

Contrária a essa avaliação, o JPMorgan manteve classificação de overweight (performance acima da média, similar à compra) para a companhia, com preço-alvo em R$ 28,50 para os papéis.