domingo, 28 de abril de 2024
SpaceRecomendações

Raízen (RAIZ4) ou São Martinho (SMTO3): XP prefere qual ação?

Analistas veem uma empresa recheada de potenciais catalisadores de desempenho no curto prazo, enquanto outra têm valuation menos atrativo

29 junho 2023 - 11h38Por Lucas de Andrade
 - Crédito: Divulgação

A XP Investimentos reiterou sua recomendação de compra para as ações de São Martinho (SMTO3), com preço-alvo elevado de R$ 33,50 para R$ 43,60, devido aos preços estruturalmente mais altos do açúcar num longo prazo.

Contudo, em relatório, os analistas Leonardo Alencar, Pedro Fonseca e Samuel Isaak pontuaram ver tendências diversas na tese de investimentos da empresa.

 

Como fatores de risco, citaram: 

  • - mudanças recentes na política de paridade da Petrobras (PETR3)(PETR4);
  • - incerteza em relação aos preços do petróleo; e
  • - uma menor taxa de câmbio esperada.

 

Nesse sentido, a XP Investimentos foi levada a uma abordagem conservadora em relação às premissas do etanol, que compensam parcialmente os resultados mais altos do açúcar. 

Eles veem o valuation menos atrativo, uma vez que as ações sobem 48% no acumulado do ano. Projetam, atualmente, as ações negociadas a 4,0x EV/EBITDA (contra a média histórica de 4,6x) e com um fluxo de caixa livre (FCF, na sigla em inglês) yield de aproximadamente 14% (após despesas de juros) para 2024/25E.

Agora, a XP Investimentos promoveu uma alteração entre suas preferências e elegeu as ações de Raízen (RAIZ4) como suas favoritas no setor.

Analistas têm uma visão positiva de longo prazo da empresa e destacam potenciais catalisadores de desempenho no curto prazo, notadamente:

  • - (i) valor capturado em ganhos de produtividade agrícola;
  • - (ii) alocação de capital;
  • - (iii) potenciais desinvestimentos; e
  • - (iv) o início da nova fábrica da E2G.