domingo, 28 de abril de 2024
SpaceRecomendações

Pague Menos (PGMN3) ou Raia Drogasil (RADL3): em qual ação investir agora?

Analistas da Genial Investimentos revisam suas estimativas após a temporada de balanços do primeiro trimestre

24 maio 2023 - 13h00Por Lucas de Andrade
Fachada farmáciaFachada farmácia - Crédito: Guia das Farmácias

Os últimos meses têm se mostrado desafiador para as operações do setor de varejo. Frente a um núcleo de inflação persistentemente alta e uma taxa Selic em 13,75% a.a., e sazonalmente afetada, a Genial Investimentos que este foi um primeiro trimestre de desaceleração de demanda.

As varejistas precisaram equilibrar o seu fraco crescimento de receitas, sem deixar a margem operacional escorregar, de acordo com os analistas.

Não trata-se de uma tarefa fácil, porque requer ajustes de investimentos e enxugamento de despesas a todo momento, mas esse foi o tom que Iago Souza, Nina Mirazon e Vinícius Esteves enxergam para o ano.

Ao longo das teleconferências de resultados do período, várias companhias mostraram a menor perspectiva de investimentos para 2023, além de buscar otimizar o seu ciclo operacional.

Das onze empresas de varejo cobertas por Genial Investimentos, 55,0% apresentaram um resultado em linha ao esperado e 27,0% abaixo das projeções.

 

Abaixo, veja o que disseram os analistas sobre as varejistas do setor farmacêutico:

Pague Menos (PGMN3) trouxe o conjunto de resultados mais fraco, enquanto Raia Drogasil (RADL3) despontou como a grata surpresa no período.

Os resultados do primeiro trimestre giraram em torno de três tópicos:

  • - i) aberturas dos últimos doze meses;
  • - ii) último reajuste CMED 2022 de 10,9% (um dos mais altos dos últimos anos); e
  • - iii) o cenário competitivo mais favorável aos players de maior escala.

 

Com exceção de Pague Menos, as demais atingiram seus respectivos guidances de aberturas de forma 100% orgânica. A varejista fez uma aquisição relevante (Extrafarma) e somou ao seu portfólio 478 unidades entre janeiro e março, em sua maioria inorgânicas.

A RD cresceu sua área de vendas crescer 8,5% ano a ano, enquanto a Panvel (PNVL3) elevou a sua metragem total em 7,2% em doze meses. Em termos absolutos, essas companhias abriram 216 e 38 unidades líquidas, respectivamente.

A Pague Menos teve um desempenho negativo tanto para margem bruta (-0,55 p.p. ano a ano) como para EBITDA (- 2,01 p.p. ano a ano).

O impacto foi provocado por dois fatores:

  • - i) a companhia não conseguiu compensar a queda de OTC com volumes de outras categorias; e
  • - ii) maior penetração do canal digital.

A rentabilidade operacional também foi prejudicada por maiores despesas de Gerais e Administrativas, em virtude dos efeitos de aquisição, além de maiores despesas de marketing no período.

 

Recomendações

A Genial Investimentos revisa sua indicação às ações de Pague Menos (PGMN3), atualmente.

A Genial Investimentos recomenda compra para as ações de Panvel (PNVL3), com preço-alvo de R$ 14,00 - o que implica em um potencial de valorização de 21,42% sobre a cotação atual.

A Genial Investimentos recomenda manter as ações de Raia Drogasil (RADL3), com preço-alvo de R$ 25,00 - o que implica em um potencial de desvalorização de 11,00% sobre a cotação atual.