terça, 30 de abril de 2024
Ações recomendadas

O que esperar dos balanços de BRF (BRFS3), JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3) no 4T?

Entre os processadores de carne bovina, analistas acham que o destaque positivo deve ficar por conta de Minerva (BEEF3)

22 fevereiro 2024 - 14h00Por Lucas de Andrade

O EQI Research espera diferentes desempenhos para empresas de frigoríficos como BRF (BRFS3), JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3) no quarto trimestre.

Entre os processadores de carne bovina, analistas acham que o destaque positivo deve ficar por conta de Minerva (BEEF3), em função do melhor momento do ciclo bovino na América do Sul. Fora dos frigoríficos bovinos, acham que a BRF (BRFS3) também deve apresentar uma performance positiva ao longo do trimestre.

 

Minerva (BEEF3)

O EQI Research aguarda um bom resultado por parte de Minerva (BEEF3). Do lado das receitas, bons volumes devem mais do que compensar os preços ainda fracos de exportação de carne.

Em termos de rentabilidade, beneficiada pelo momento favorável do ciclo (preço do boi gordo baixo), a plataforma projeta uma margem EBITDA em níveis historicamente atrativos de dois dígitos.

Minerva (BEEF3) segue como a preferida de EQI Research no setor.

 

JBS (JBSS3)

Apesar de ainda não esperarem por um resultado forte, o EQI Research acha que a diversificação operacional da JBS deve, mais uma vez, surtir efeito e garantir pelo menos uma recuperação de margens na comparação anual.

O lado negativo continua a vir principalmente pelo momento do ciclo bovino nos EUA, que pressiona margens por lá. Por outro lado, devemos ver a companhia apresentar evoluções de margens em todas suas outras unidades de negócios.

Apesar de resultados ainda modestos, analistas gostam da sinalização de início de recuperação, possibilitada fundamentalmente pela diversificação de negócios da companhia.

O EQI Research mantém recomendação de COMPRA para JBS (JBBS3).

 

Marfrig (MRFG3)

Na visão do EQI Research, a desaceleração do ciclo bovino nos EUA deve continuar a machucar os resultados de Marfrig (MRFG3) no quarto trimestre.

Na América do Sul, a plataforma aguarda uma redução na receita em decorrência dos preços mais fracos da carne bovina, mas uma recuperação de margens em função do baixo custo de aquisição do boi gordo.

Em função do cenário do ciclo nos EUA, analistas seguem com uma recomendação NEUTRA para Marfrig (MRFG3).

 

BRF (BRFS3)

Em reflexo ao cenário de queda dos preços das commodities agrícolas, em especial do milho (sua principal matéria-prima), o EQI Research projeta que a BRF (BRFS3) apresente um bom resultado, com forte recuperação de margem.

O destaque positivo, na leitura dos analistas, fica principalmente por conta do segmento internacional que finalmente deve voltar a apresentar uma margem mais normalizada (duplo dígito) em decorrência de um cenário mais equilibrado de oferta e demanda global, que contribui para a recuperação dos preços.

O EQI Research segue com uma recomendação NEUTRA para BRF (BRFS3).

 

Veja a tabela: