sexta, 26 de abril de 2024
Estratégias

Long & Short: compre Movida (MOVI3) e venda Alupar (ALUP11), recomenda Necton Investimentos

Operação permite alavancagem financeira, uma vez lastreada com margens de garantia

05 julho 2022 - 16h38Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Divulgação/Movida

Em relatório publicado nesta terça-feira (5), os analistas Guilherme A. Ferreira, José Renato R. Navikas e Rodrigo Barreto Soares, da Necton Investimentos, recomendaram a estratégia long & short para compra (long) dos papéis de Movida (MOVI3) e venda (short) para as ações de Alupar (ALUP11).

Às 16:24 desta terça-feira (5), as ações de Movida (MOVI3) caíam 2,33%, a R$ 12,60, enquanto Alupar (ALUP11) retrocedia 1,52%, a R$ 25,88.

A estratégia consiste na compra de uma ação e venda de outra ação ao mesmo tempo e no mesmo volume financeiro, com o objetivo que a ação comprada suba mais ou caia menos que a ação vendida.

Esta operação permite alavancagem financeira, uma vez lastreada com margens de garantia.

Para realizar a parte vendida do Long&Short, Navikas, Soares e Ferreira ressaltam ser necessário realizar aluguel do papel e a operação possui chamada de margem.

Etapas importantes

1. observe o ratio entre as ações

Determine a quantidade na compra e venda das ações, por isso a relação (ratio) importa para determinar esse fator, a fim de zerar a diferença financeira.

2. aluguel da ação (BTC)

Alugue no mercado a ação a ser vendida (consulta a mesa de ações – BTC). Antes de realizar a operação, saiba se o ativo que você deseja vender a descoberto (ou seja, que você vai precisar alugar) está disponível para tal.

3. venda e compra

Você realiza a venda da ação que alugou no mercado à vista. Por fim, você compra ações de outra empresa no mercado à vista. No mesmo momento.

Lucro em três situações

1. quando a ação que você comprou (ponta long) sobe e a ação que você vendeu a descoberto (ponta short) cai.

2. o investidor também ganha se a ação vendida a descoberto cair mais que a ação comprada.

3. o investidor ainda ganha mesmo quando a ação vendida (short) não cai, contanto que a comprada (long) se valorize

Vantagens

• Vantagem financeira, visto que crédito recebido na ponta vendida (short) e utilizada para fazer a ponta de compra (long).
• Você opera na distorção das cotações, aproveitando tanto à alta (ação comprada) quanto à baixa (ação vendida).
• A operação pode ser realizada mesmo em momentos de indefinição do mercado, pois independe de seu direcionamento, já que o investidor pode aproveitar tanto a alta quanto a baixa.

Margem de garantia e riscos

Assim como nas demais operações estruturadas, a bolsa exige o depósito de garantias para a realização da operação. Caso a operação inverta a tendência – ou seja, a ponta comprada caia e a ponta vendida suba – você pode precisar depositar ainda mais garantias e ter prejuízo.