domingo, 28 de abril de 2024
SpaceRecomendações

Selic mantida em 13,75%: quais são os investimentos indicados por especialistas?

Expectativa de queda nos juros ainda em 2023 pode favorecer ativos da renda variável

21 junho 2023 - 18h53Por Redação SpaceMoney

Nesta quarta-feira (21), no segundo dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), a autarquia decidiu por manter a taxa básica de juros (Selic) em seu patamar atual, de 13,75% ao ano. 

 

Investimentos em renda fixa

Diante desse cenário que permanece com a taxa de juros em 13,75% ao ano, Andressa Bergamo, sócia-fundadora da AVG Capital, acredita que diversificar e mesclar os papéis na carteira é fundamental e comenta que os pré-fixados podem ser uma opção excelente para o momento atual, tendo em vista uma possível queda nos juros. 

Para Guilherme Lamonica, especialista em investimentos e sócio da Matriz Capital, comenta sobre a possibilidade de investimentos em ativos livres do imposto de renda, como as LCIs, LCAs, debêntures incentivadas, CRIs e CRAs.

 

A especialista em investimentos na Nexgen Capital, Milena Araujo, aponta que, na renda fixa, o mercado já precifica um possível corte de juros no final deste ano. 

Nesse sentido, ela afirmou que no último mês houve um fechamento da curva de juros futuros. "Tanto em títulos pré-fixados, como em títulos pós-fixados, vimos uma queda do rendimento de 14% para 12% em 24 meses", pontua. 

Esse movimento, de acordo com ela, também está acontecendo nos títulos atrelados à inflação. 

 

Renda variável

A Guide Investimentos afirmou que a alta do Ibovespa ainda está no começo e que talvez agora seja a hora de migrar a alocação de renda fixa para renda variável, incluindo ações e fundos imobiliários. 

A casa já havia aletardo, há meses, sobre o momento de aproveitar os juros mais altos e desde então, as taxas do mercado diminuíram de 14% em fevereiro para 10% atualmente. 

"Com os sinais cada vez mais claros de queda da Selic, os ativos de renda fixa já “andaram” bastante. Por outro lado, no mercado de ações, acreditamos que a alta ainda está apenas no começo", diz a Guide.

A Guide destaca que o mercado de ações vem se recuperando nos últimos meses, principalmente por conta da expectativa de queda dos juros.