sábado, 27 de novembro de 2021
Ações recomendadas

Guide tira Petrobras da carteira de março; vê incertezas com intervenção política

01 março 2021 - 11h43Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - Os analistas da investimentos/">Guide Investimentos tiraram CVC Brasil (SA:CVCB3), Itaú (SA:ITUB4), Lojas Renner (SA:LREN3) e Petrobras (SA:PETR4) para adicionar BTG Pactual (SA:BPAC11), Locaweb (SA:LWSA3), PetroRio (SA:PRIO3) e WEG (SA:WEGE3) na carteira recomendada de março, com o objetivo de buscar mais resiliência para o portfólio, fazendo um reajuste ao cenário favorável para commodities e negativo para o comércio interno.

Segundo a corretora, em relatório desta segunda-feira (1), o mês de fevereiro foi marcado pela “grande perda de confiança do investidor” após o presidente Jair Bolsonaro anunciar substituição no comando da Petrobras e citar que a empresa deve ter um apelo social.

Para o estrategista-chefe da corretora, Luis Sales, que assina o relatório, as falas do presidente colaboraram para a implementação de um cenário de maior volatilidade e incertezas, com fuga de investimentos estrangeiros.

No cenário internacional, escreve, as preocupações com a aceleração da inflação nos EUA resultaram em elevação do rendimento dos Títulos americanos, penalizando ativos de risco.

Para março, o analista espera um cenário de elevada volatilidade, não apenas devido ao aumento de casos de infecção por Covid-19 ao redor do mundo, mas também com a preocupação gerada pela troca do comando na Petrobras.

Segundo a corretora, a aceleração dos preços no mercado doméstico e nos EUA deve seguir como um dos principais pontos de atenção à medida que investidores passam a avaliar a possibilidade de elevação nas taxas de juros antes do que inicialmente previsto.

No último mês, a carteira da Guide acumulou queda de 4%, contra recuo de 4,4% do Ibovespa, com destaque positivo para a Cosan (SA:CSAN3), em meio à aceleração do preço do petróleo no mercado internacional, beneficiando também o comércio de etanol no mercado doméstico pela paridade de preços.

Já o destaque negativo para os papéis do portfólio ficou com as ações da Petrobras, com a troca no comando da companhia.

Para março, a carteira recomendada da Guide conta com os papéis de B3 (SA:B3SA3), BTG Pactual, Cosan, Eneva (SA:ENEV3), Hapvida (SA:HAPV3), Klabin (SA:KLBN11), Locaweb, PetroRio, Vale (SA:VALE3) e WEG.

Carteira de dividendos

Em fevereiro, a carteira de dividendos da Guide encerrou o mês com desempenho negativo, porém acima do índice de referência da B3, escreveram os analistas em relatório separado.

Na ponta positiva, o destaque foi para as ações da Vale e Klabin, influenciadas positivamente pelo ciclo positivo para as commodities e o câmbio desvalorizado. Na ponta oposta, as ações da B3 encerraram o mês em forte baixa, impactadas pelo cenário doméstico negativo, devido à interferência em relação à Petrobras.

No mês, a carteira apresentou desvalorização de 3,3%, enquanto o IDIV, o índice do segmento da B3, teve desvalorização de 5,5%.

Para março, os analistas recomendam Vale, Klabin, TIM (SA:TIMS3) Brasil, Santander Brasil (SA:SANB11), Taesa (SA:TAEE11), CPFL (SA:CPFE3), Sabesp (SA:SBSP3) e B3 como boas pagadoras de dividendos.

Veja como as ações operaram hoje no Ibovespa

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content