domingo, 28 de abril de 2024
Ações recomendadas

Grupo Mateus (GMAT3) assombrada pela MP das Subvenções? Analistas explicam!

Genial Investimentos reiterou sua recomendação de compra para as ações de Grupo Mateus (GMAT3), com preço-alvo de R$ 9,00 por papel

02 fevereiro 2024 - 15h58Por Lucas de Andrade

A Genial Investimentos reiterou sua recomendação de compra para as ações de Grupo Mateus (GMAT3), com preço-alvo de R$ 9,00 por papel para o ano de 2024 - o que implica em um potencial de valorização de 32,00% sobre a cotação no fechamento anterior (quinta-feira, 1).

Em suma, analistas esperam que a melhora do ambiente deflacionário de alimentos somado a uma estratégia mais acertada entre preço e volume da companhia abram espaço para que a vertical de atacarejo do grupo apresente um Same Store Sales sequencialmente mais forte.

Com os papéis negociados a um P/E 2024 de 10,5x, a Genial Investimentos observa que a varejista encontra-se relativamente descontada quando comparada a pares. A exemplo de comparação, nas estimativas, o Assaí (ASAI3) e o Carrefour (CRFB3) negociam a um múltiplo de 17,5x e 13,0x, respectivamente.

Contudo, frisam que um ponto mantém os analistas em alerta: uma possível precificação do múltiplo P/E 2024E, que poderia vir por meio do impacto na alíquota fiscal, este causado pela aprovação da MP das Subvenções, uma vez que a companhia quase consegue zerar a sua alíquota de IRPJ/CSLL com esse benefício.

Para Iago Souza, Nina Mirazon e Vinícius Esteves, existem alguns potenciais saídas para amenizar o impacto: 

  • - a) ‘judicializar’ o processo; 
  • - b) repassar o valor do impacto do recolhimento de imposto em preço (um aumento de cerca de 1% ou 2% em produtos); 
  • - c) compensar a queda na alíquota, com aumento da distribuição de JCP. 

 

O trio entende que tais medidas não são excludentes, ou seja, podem ser realizadas concomitantemente. O cenário de como o grupo vai resolver esse impasse ainda não ficou muito claro.

Como ainda não avaliaram a magnitude do impacto, neste momento, não incorporaram um aumento de alíquota à projeção, mas acreditam que este vai ser um downside risk que a companhia estará exposta no médio prazo.