sexta, 26 de abril de 2024
Recomendações

GPA (PCAR3): veja o que a XP espera para as ações da companhia após encontro com CEO

Analistas elencam desafios para a companhia que agora segue sem o formato de hipermercados

15 julho 2022 - 14h30Por Redação SpaceMoney

A XP Investimentos realizou uma reunião com Marcelo Pimentel, CEO do Grupo Pão de Açúcar - GPA (PCAR3), para se inteirar dos planos do executivo para a empresa, sem o formato de hipermercados.

Os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt relatam que a companhia foca em crescimento sustentável, concentrada em entender o mix de produtos ideal para, em seguida, direcionar a disponibilidade de produtos nas prateleiras das lojas, o que deve impulsionar as vendas das lojas.

Além disso, o GPA busca elevar o nível de serviço das lojas por meio do treinamento de funcionários em diversas áreas, ou aumento de funcionários para melhorar a experiência dos clientes em áreas especializadas (ex: açougue, padaria, etc) e caixas.

As primeiras indicações são promissoras, com as lojas em teste com maior produtividade e contribuição de margens positivas, diz a XP.

A companhia tem buscado expandir suas iniciativas multicanais, com ampliação do sortimento de produtos em formatos de proximidade para que essas lojas possam ser usados como hubs logísticos, além de testarem a entrega rápida com last milers e internalizarem a tecnologia James Delivery para suporte à operação de estoques próprios.

De acordo com os analistas, entre os planos de expansão, o GPA mantém entusiasmo com o serviço Minuto, com resultados acima das expectativas e maturação mais rápida. 

Por fim, os analistas sentiram que o colombiado Grupo Éxito deixou de fazer parte dos planos. Portanto, acreditam que a empresa analisa formas de separar as duas operações.

E estimam quatro alternativas para isso:

i) venda para um parceiro estratégico, estrutura que não veem um candidato óbvio;

ii) venda para um parceiro financeiro, que consideram menos provável, dado que o Éxito tem sido bem administrado e, portanto, com potencial de sinergia limitado;

iii) re-IPO, para o qual veem desafios de curto prazo dado o momento de mercado de ações, mas acreditam que possa haver apetite por um ativo resiliente e mais maduro; e

iv) cisão das operações, cenário que veem desafios operacionais, uma vez que alguns acionistas têm limitações para deter ações listadas no exterior.

A XP Investimentos mantém recomendação neutra para os papéis de GPA (PCAR3), com preço-alvo de R$ 23,00 por ação.