sexta, 26 de abril de 2024
Recomendação

Genial: dificilmente a privatização da Sabesp (SBSP3) sai até 2022; recomendação de compra

Apesar dos planos de Rodrigo Maia para a companhia, a proximidade da corrida eleitoral deve inviabilizar medida

23 agosto 2021 - 11h38Por Redação SpaceMoney

Nesta segunda-feira (23), a Genial Investimentos recomendou compra para as ações da Sabesp (SBSP3), no preço-alvo de R$ 58,00, após rumores de privatização da companhia.

Segundo a corretora, a recomendação se mantém independentemente de eventual privatização.

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou na última sexta-feira (20) a nomeação do deputado federal Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, como um de seus novos secretários.

Maia estabeleceu como uma de suas prioridades a privatização da Sabesp. Segundo a Genial, além de político habilidoso, Maia tem um histórico interessante na articulação de pautas complexas, mas pondera: "o cronograma apertado e proximidade da corrida eleitoral nos fazem ser céticos em relação a essa possibilidade até 2022".

Por volta das 11:22, as ações da Sabesp (SBSP3) recuavam 4,16%, cotadas a R$ 35,03.

Quanto vale a Sabesp em caso de privatização?

Aos atuais níveis de preço, SBSP3 negocia com um EV/BRR de 0,67x (Valor de Mercado + Dívida)/Base de Remuneração Regulatória) – ou seja, um desconto de mais de 30% em relação à sua própria base de ativos reconhecida pela agencia regulatória do estado de São Paulo.

De acordo com Vitor Sousa, analista da Genial Investimentos, para fins de comparação, empresas privadas de distribuição de energia elétrica (que tem uma regulação similar as de saneamento), quando bem gerenciadas, tendem a negociar até acima de 2x EV/BRR à medida que tendem a operar com custos mais eficientes, alocam melhor os investimentos ao longo dos ciclos tarifários, dentre outros – ou seja, o potencial destravamento de valor caso a empresa venha de fato à ser privatizada representa um potencial de valorização acima de 100% em relação aos preços atuais.