segunda, 29 de abril de 2024
Ações

CPFL Energia (CPFE3) tem potencial de pagar dividendos de único dígito alto e superar pares, diz BBA

Casa enxerga ação como uma das principais pagadoras de dividendos no setor de utilidades nos próximos anos

22 março 2024 - 11h47Por José Chacon

O Itaú BBA avalia o balanço financeiro do quarto trimestre de 2023 da CPFL Energia (CPFE3) como sólido, por superar ligeiramente as estimativas do banco.

No EBITDA (lucro antes juros) ajustado (excluindo itens não recorrentes e não monetários), a empresa somou um total de R$ 3.426 milhões, ligeiramente acima das estimativas do BBA e com aumento de 21,1% ano a ano.

"Essa pequena superação foi impulsionada principalmente por resultados mais fortes do que o esperado no segmento de distribuição, atribuídos a volumes e margens mais altos no segmento de transmissão", comentou o banco.

Além disso, a casa ressaltou a sólida posição financeira da CPFL Energia, com uma alavancagem controlada e uma perspectiva positiva para o pagamento de dividendos, já que a empresa anunciou um total de R$ 3,173 milhões em dividendos para 2023, resultando em um rendimento de dividendos de 8%, alinhado às expectativas do mercado.

A alavancagem da CPFL permaneceu sob controle no 4T, com dívida líquida ajustada/EBITDA em 1,87x no trimestre (contra 1,7x no 3T23). "Vemos a empresa como uma das principais pagadoras de dividendos no setor de utilidades nos próximos anos, com potencial para pagar dividendos de um único dígito alto, superando seus pares", projetou o BBA.

Embora o BBA tenha identificado as melhorias da empresa no período, a recomendação para a ação permaneceu neutra, com ênfase em seu potencial de dividendos e sua posição de destaque no setor de utilidades.