quarta, 17 de abril de 2024
Ações Recomendadas

Cogna (COGN3): XP coloca ação como preferida, após observar potencial de crescimento em 2024

Casa elenca pontos que podem impulsionar empresa nos próximos semestres

02 abril 2024 - 12h15Por José Chacon
LogotipoLogotipo - Crédito: Site Cogna

A XP Investimentos saiu da reunião que teve com os principais executivos e equipe de Relações com Investidores (RI) da Cogna (COGN3), com perspectivas positivas sobre a ação, destacando o potencial de crescimento da empresa e suas estratégias de capital para os próximos semestres.

Um dos principais pontos de destaque da casa foi o potencial de crescimento da base de alunos da Kroton, uma das unidades de negócios da Cogna, juntamente com melhorias nos tickets médios.

Os executivos observaram um aumento na disposição dos alunos em se matricularem em cursos com tickets mais elevados, além de uma mudança na demanda do digital para o presencial.

"Essa tendência, aliada à queda nas taxas de inadimplência e evasão, sugere um cenário otimista para a temporada de captação do primeiro semestre de 2024", comenta a XP.

Outro destaque da casa foi o possível endurecimento da regulação do ensino digital, que poderia impactar as operações da Cogna.

No entanto, a XP observa que os executivos expressaram confiança de que a empresa poderá se adaptar às novas regulamentações sem gastos significativos, e até mesmo se beneficiar da vantagem competitiva sobre empresas menores, caso as medidas regulatórias sejam implementadas.

No que diz respeito à alocação de capital, a Cogna tem priorizado a redução do endividamento no curto prazo.

Apesar disso, os executivos indicaram que em breve a alavancagem não será mais um problema, abrindo espaço para discussões sobre retorno aos acionistas e investimentos em crescimento.

Porém, grandes aquisições não estão nos planos imediatos da empresa.

"A Cogna está concentrada em integrar melhor suas unidades de negócios para promover o crescimento de forma eficiente. Isso envolve não apenas otimização de processos internos, mas também o compartilhamento de canais e produtos entre os diferentes segmentos da empresa, possibilitando um crescimento potencial sem a necessidade de investimentos adicionais significativos", destaca a casa.

Diante disso, a XP Investimentos reafirmou sua confiança no potencial de crescimento e nas oportunidades da empresa, o que coloca a ação como sua favorita no setor de educação.

"Essas perspectivas positivas refletem a robustez das estratégias da empresa e sua capacidade de adaptação às condições do mercado, consolidando sua posição como uma das líderes do setor", concluiu a XP.

Com isso, a recomendação da casa para a COGN3 é de compra, com preço-alvo de R$ 4,2 por papel.