domingo, 28 de abril de 2024
Ações recomendadas

Rede D'Or (RDOR3): Bank of America rebaixa recomendação de compra para neutro

Mudança parte de uma perspectiva de menos crescimento da empresa nos próximos três anos

08 dezembro 2023 - 12h35Por Redação SpaceMoney

O Bank of America rebaixou sua recomendação para a Rede D'Or Saúde de compra para neutro - partindo de uma perspectiva de um crescimento menos expressivo nos próximos três anos, somado à avaliação de que as ações da empresa estão sendo negociadas a um múltiplo consideravelmente alto.

Segundo as estimativas do BofA, a Rede D'Or Saúde terá um crescimento anual de aproximadamente 12% nos próximos três anos. Esse cálculo leva em consideração o plano da empresa de expandir suas operações através da abertura de novas unidades e da ampliação das já existentes.

O analista Fred Mendes destacou que a Rede D'Or historicamente impulsionava seu crescimento adquirindo ativos premium em novas regiões e expandindo-os posteriormente. Entretanto, ele ressaltou que os maiores ativos premium já foram adquiridos, o que pode limitar a expansão futura da companhia.

Além disso, Mendes observou que a dependência da Rede D'Or em relação a empresas como Bradesco, SulAmerica e Amil sempre foi um ponto relevante no setor, já que essas três operadoras correspondem a cerca de 20% do mercado.

"Após a aquisição da SulAmérica, há indícios preliminares de um cenário mais desafiador para o credenciamento de ativos do Bradesco e da Amil", afirmou o analista.

Ele também apontou que o crescimento da Rede D'Or pode ser impactado caso a SulAmérica não apresente um grande aumento em sua participação de mercado ou se o Bradesco e a Amil reduzirem sua dependência da Rede D'Or. Isso poderia resultar em uma retaliação mais forte por parte dos concorrentes.

Apesar de enxergar a Rede D'Or como um vencedor a longo prazo, devido à sua execução acima da média e à escala de operações, o Bank of America prevê um aumento na competição nos próximos 3 a 5 anos.

O banco identifica que a Rede D'Or está sendo negociada a um múltiplo de aproximadamente 22 vezes o seu lucro estimado para o próximo ano, o que representa um prêmio de 50% em relação à média do setor de saúde.

Mendes destacou que no passado, a Rede D'Or chegou a ser negociada a múltiplos de lucro entre 30 e 40 vezes, impulsionada pelo potencial de crescimento entre 25% e 35% ao ano. Entretanto, com a previsão de um crescimento mais modesto no futuro, o BofA espera uma redução no valor das ações.

Atualmente, o Bank of America estima que a Rede D'Or tem um valor de mercado de aproximadamente R$ 59 bilhões na B3. Após o rebaixamento da recomendação, as ações da empresa registraram uma queda de 1% nesta sexta-feira (8).