segunda, 29 de abril de 2024
Ações recomendadas

Banco Pan (BPAN4): Santander aguarda estabilidade nos números do 4º trimestre

Resultados devem revelar tendências semelhantes às apontadas entre julho e setembro passados

28 janeiro 2024 - 12h00Por Lucas de Andrade

O Santander espera que o Banco Pan (BPAN4) registre um lucro líquido recorrente de R$ 201,0 milhões no quarto trimestre, um avanço de 1% na comparação trimestre a trimestre e equivalente a um ROAE (sigla em inglês para retorno sobre o patrimônio líquido médio) de 10%.

Anahy Rios, Arnon Shirazi e Henrique Navarro afirmaram, em relatório, que acreditam em um resultado que revele tendências semelhantes às apontadas entre julho e setembro passados: 

  • - i) qualidade dos ativos controlada;
  • - ii) forte crescimento do crédito proveniente do crédito automóvel;
  • - iii) falta de apetite para o negócio de cartão de crédito; e
  • - iv) controle de despesas.

 

Eles esperam um crescimento dos empréstimos em 6,0% na base de comparação anual, “explicado principalmente pelo financiamento de veículos, uma
categoria na qual o Banco Pan tem demonstrado forte apetite nos últimos trimestres”.

O Santander aguarda uma uma estabilização do Non-Performing Loan (NPL) e estima uma margem financeira estável em relação ao trimestre anterior, apesar de crescer 3,0% em uma base anual, um pouco abaixo do crescimento da carteira no mesmo período.

No caso das tarifas bancárias, estimam uma redução de 10% ano a ano, devido às receitas de intercâmbio mais fracas, dada a oferta mais restritiva de cartão de crédito do Pan. Em relação às despesas, projetam um trimestre estável, pois esperam resultados do recentes esforços de eficiência.